25/08/2025 às 19:33
O que antes era apenas uma antiga reivindicação dos moradores de Salgado de São Félix, Mogeiro e comunidades vizinhas, agora começa a se tornar realidade. O Governo da Paraíba, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), segue avançando nas obras de implantação e pavimentação da PB-082, no trecho que liga Salgado de São Félix à Barragem de Acauã, no Agreste paraibano, e já está melhorando a vida das pessoas que precisam se deslocar pela estrada. O investimento é superior a R$ 30 milhões, recursos próprios do Tesouro Estadual.
A obra tem 19,8 km de extensão e beneficia diretamente os municípios de Salgado de São Félix e Mogeiro, contemplando mais de 25 mil habitantes. Atualmente, estão sendo realizados serviços de pavimentação em, aproximadamente, 10 km, já com revestimento asfáltico, além de drenagem profunda, com bueiros celular e tubulares; pavimentação com sub-base, base, imprimação e tratamento superficial duplo e drenagem superficial com meio fio e valetas.
Por estar margeada pelo Rio Paraíba, a obra exigiu soluções complexas de drenagem. “Foi necessário construir cinco bueiros celulares para garantir a sustentação e a segurança da rodovia”, explica o gestor do DER-PB, Juvenal Pereira. Apesar de ainda não concluída, ele ressalta que os impactos positivos já são sentidos: “Um trajeto que antes levava 40 minutos, hoje pode ser percorrido em apenas 10”.
Para quem vive às margens da PB-082, a diferença é sentida no dia a dia. O agricultor Cícero Rosano Barbosa, morador do sítio Muro, lembra das dificuldades enfrentadas nos períodos de chuva. “Quando alguém ficava doente e precisava ir para a cidade, os carros atolavam e o trajeto era muito longo. Agora, mesmo sem a obra pronta, já sentimos as melhorias.”
A professora Marceliana de Fátima Silva, do sítio Canto Alegre, reforça que esse pleito vem de geração em geração. “Esse era um pedido antigo, desde os meus avós. Antes, gastávamos 40 ou 50 minutos para percorrer apenas 4 km. Hoje fazemos em 3 ou 4 minutos. Isso é uma riqueza para todos nós.”
Morador de Salgado de São Félix, Manoel Messias Francisco resume em emoção o que representa ver a estrada asfaltada. “Foram 33 anos de dificuldades, principalmente quando alguém precisava ir ao hospital. Agora é um privilégio viver essa mudança. Esse era o desejo dos meus avós e dos meus pais, e hoje estamos realizando.”
Além de melhorar o acesso e a mobilidade, a pavimentação da PB-082 traz perspectivas de crescimento econômico, geração de empregos e valorização das comunidades locais. Quando concluída, a obra vai reduzir custos de transporte, melhorar a eficiência logística e ampliar a infraestrutura rodoviária estadual, promovendo qualidade de vida, segurança e desenvolvimento para toda a região.
Fonte: Secom
Para ler no celular, basta apontar a câmera