07/08/2025 às 19:08
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Guarabira tem atuado com eficácia na pacificação dos litígios judiciais por meio dos métodos autocompositivos, dentre eles a conciliação. Em julho, a unidade realizou 72 audiências, resultando no montante de R$ 858.441,20, o equivalente a 66,67% dos acordos firmados.
Ainda dentro da produtividade, os trabalhos executados pelo Cejusc de Guarabira envolveram a atuação de 288 pessoas, além da produção de 51 sentenças, a maioria (46) foi a homologação de acordos, envolvendo processos da área de família.
O Centro, que integra o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, coordenado pelo desembargador Horácio Ferreira de Melo Júnior, tem à frente a juíza Kátia Daniela de Araújo, com o apoio do mediador judicial, Jesiel Rocha.
As atividades do Cejusc envolvem conciliadores, mediadores, juízes, promotores de Justiça, advogados, defensores públicos e as partes processuais. “Alcançamos um número expressivo de acordos, demonstrando a eficácia e a importância da conciliação e mediação como ferramentas de pacificação social”, ressaltou Jesiel Rocha.
O mediador enfatizou, ainda, que a conquista reforça o compromisso em oferecer à comunidade de Guarabira e região um serviço ágil e humanizado, promovendo a cultura da paz e a resolução consensual de conflitos. “Cada acordo celebrado é um passo significativo para a valorização do diálogo e o fortalecimento das relações interpessoais”, reforçou.
Além de Guarabira, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania atende aos municípios de Araçagi, Cuitegi, Duas Estradas, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz e Sertãozinho.
Fonte: Ascom
Para ler no celular, basta apontar a câmera