06/08/2025 às 15:00
Foi aberto, na manhã desta quarta-feira (6/08), o curso de ambientação para os novos servidores do Ministério Público da Paraíba. Organizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPPB (Ceaf), o curso vai até a próxima sexta (8/08), na sede do Centro de Estudos, anexo à sede do MPPB.
Os quatro novos servidores, aprovados no último concurso, realizado em 2023, foram recebidos pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, pelo diretor do Ceaf, procurador João Geraldo Barbosa, pelo diretor Administrativo, Jonatha Vieira, e pela chefe de Recursos Humanos da instituição, Keyla Colaço.
Na abertura, o PGJ apresentou a composição do MP e destacou a importância desse momento para o trabalho que os recém-chegados vão desempenhar. “É essencial que quem entra na instituição, seja o servidor, seja membro, passe por esse período de ambientação para que possa conhecer a ferramenta que vai usar. Nós temos feito isso em todas as nomeações. É um momento importante para que aquela dificuldade do início seja amenizada e os servidores, aqui mais especificamente, possam desenvolver melhor seu trabalho desde o início, nas suas promotorias.” Antônio Hortêncio lembrou, ainda, que a meta deste concurso - preencher 20 vagas de técnico ministerial e uma de TI, foi atingida e ultrapassada.
Durante a ambientação, os servidores vão conhecer a gestão administrativa e de recursos humanos do MPPB, a diretoria financeira (funcionamento dos departamentos e assessoria; suprimento de fundos executados pelo cartão de pagamento; folha de pagamento.)
Também terão contato com a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) para entender procedimentos como acesso aos computadores, sistemas e internet; e-mail institucional e ferramentas Google; suporte Ditec; sistema desenvolvimento pela Ditec; sistemas desenvolvidos por outros órgãos e utilizados pelo MPPB; e o MPVirtual.
Os novos servidores vão se familiarizar, ainda, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), com as atividades de Secretaria: Manual de Padronização de Secretarias, IOPS; controle de prazos; produtividade no Teletrabalho; atividades não procedimentais; Taxonomia (Tabela Processual Unificada do MPPB), inovação, Portal de Análise de Desempenho, entre outras.
Por fim, vão conhecer os aspectos disciplinares à luz da Lei nº 10.432/2015 pela Corregedoria-Geral e as atribuições da Ouvidoria do MPPB.
O diretor do Ceaf, procurador João Geraldo Barbosa, celebrou a chegada dos novos integrantes do MPPB e desejou sucesso na instituição: “São novos servidores que vão entrando com muita garra e que precisam também ter esse sentimento de que estão participando de uma nova família, a família ministerial. Preparamos esse momento com todo carinho, atenção e gentileza para possibilitar que os mesmos tirem as dúvidas necessárias para que tenham um futuro brilhante, vitorioso e cheio da proteção e bênção de Deus dentro da instituição ministerial do estado da Paraíba”, concluiu o procurador.
Um dos novos servidores, Izaías Antunes de Oliveira, veio do Rio de Janeiro e está ansioso para se integrar ao MPPB. “A expectativa é a melhor possível, até pela recepção que nós tivemos aqui desde o primeiro dia que chegamos à cidade e foi colocado para todos nós a importância de que a instituição preza muito pela parte humana, no que tange a recepção de todo aquele que vier ao encontro dos nossos serviços.”
Quando terminarem o curso, os mais novos integrantes da instituição, que já tomaram posse na última sexta-feira (1/08), vão atuar no interior do estado, nas cidades de Rio Tinto, Cuité, São João do Rio do Peixe e Sousa.
Confira AQUI a programação completa do curso.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera