Sousa/PB -
biometria

TRE-PB inicia convocação de mais de 150 mil eleitores para coleta de biometria na Paraíba

O procedimento é gratuito e pode ser feito nos cartórios eleitorais ou centrais de atendimento, mediante apresentação de documento oficial com foto

Da Redação Repórter PB

29/07/2025 às 08:21

Imagem Urnas Eletrônicas

Urnas Eletrônicas ‧ Foto: divulgação

Tamanho da Fonte

A partir desta terça-feira (29), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) começa a convocar os 150.619 eleitores que ainda não realizaram a coleta biométrica. A medida tem como objetivo regularizar o cadastro eleitoral e reforçar a segurança nas eleições.

O contato será feito por meio de mensagens enviadas pelo WhatsApp oficial do TRE-PB: (83) 3512-1500, que possui certificação de autenticidade da Justiça Eleitoral.

Pandemia atrasou a biometria

Segundo a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-PB), responsável pelo cadastro eleitoral, a ausência da biometria está diretamente ligada ao período da pandemia de Covid-19, quando o serviço ficou suspenso nos anos de 2020, 2021 e 2022.
“Esses eleitores não fizeram a biometria por causa do período da pandemia, quando esse serviço ficou sem ser realizado”, explicou o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, corregedor eleitoral.

Cidades com maior número de eleitores sem biometria

. João Pessoa: 30.836
. Campina Grande: 15.329
. Santa Rita: 5.478

O procedimento é gratuito e pode ser feito nos cartórios eleitorais ou centrais de atendimento, mediante apresentação de documento oficial com foto.

De acordo com Charles Oliveira, coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos do TRE-PB, a primeira etapa do chamamento ocorrerá entre os dias 29, 30 e 31 de julho, abrangendo cerca de 54.500 eleitores.

As mensagens vão informar a data e o local para que cada eleitor compareça e conclua o processo de coleta biométrica. Para garantir que o contato seja legítimo, basta observar o selo de verificação do WhatsApp e conferir se o número é o oficial: (83) 3512-1500. Também há a opção “Tenho dúvida” na própria mensagem, permitindo que o eleitor fale com um atendente.

Além de prevenir fraudes e dar mais segurança ao processo eleitoral, a biometria garante acesso a benefícios como o Selo Ouro no aplicativo Gov.br, utilizado para diversos serviços digitais do governo. O cadastro biométrico também serve de base para outros órgãos em ações de identificação civil, como a Prova de Vida do INSS.

Para verificar se você está entre os convocados, basta acessar (AQUI) o Autoatendimento Eleitoral e selecionar a opção 7 no menu.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.