21/07/2025 às 12:25
Do acolhimento à ação concreta, Monteiro deu mais um passo rumo à inclusão. Durante os dias 18 e 19 de julho, a cidade viveu uma verdadeira mobilização social e política com a realização da Caravana da Inclusão, iniciativa liderada pelo deputado estadual Michel Henrique (Republicanos), por meio da Frente Parlamentar da Saúde Mental e da Pessoa Neurodivergente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O evento reuniu mães, crianças, profissionais, educadores, gestores públicos e lideranças de toda a região para dois dias de escuta e fortalecimento de políticas públicas.
Com participação expressiva de representantes dos municípios de Monteiro, Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro, Camalaú e Sumé, a Caravana consolidou-se como um espaço estratégico de diálogo e conscientização sobre o autismo e outras condições do neurodesenvolvimento.
“Não é só um símbolo. É um compromisso. Lutar pela inclusão da pessoa neurodivergente é assumir a responsabilidade de transformar o presente com políticas públicas, acolhimento e respeito. Essa é a causa que me move, e que vai continuar sendo prioridade no nosso mandato”, afirmou Michel Henrique durante o evento.
Durante a programação, o deputado entregou a Comenda de Colaborador Emérito da Causa Autista figuras que têm se destacado na defesa da inclusão. Uma das homenageadas foi a prefeita de Zabelê, Jorsâmara Neves, representada pela secretária de Educação, Marleide Oliveira, presente na solenidade.
O professor Ary Prata, gerente da 5ª Gerência Regional de Educação, também foi agraciado com a honraria. “Agradeço, de forma especial, a ele e a toda a equipe da 5ª GRE pelo apoio e parceria para que essa edição da Caravana acontecesse. Monteiro viveu um momento importante, e esse resultado também é fruto desse esforço conjunto”, destacou o parlamentar.
A Caravana contou com a presença de autoridades locais como os vereadores Lito de Dona Socorro, Toinho de Nequinho (presidente da Câmara de Zabelê), além da presidente do Clube de Mães de Monteiro, Vera Lúcia. O evento também trouxe importantes contribuições técnicas e emocionais, como as palestras da psicóloga Shâmara Rached e a participação do Embaixador Mirim da Causa Autista, Aleff Saad, que encantou o público, presenças do diretor do IFPB de Monteiro, Jorge Eduardo Mendonça Brasil e da médica Micheila Henrique, além de secretários municipais e representantes estaduais.
“Cada etapa foi pensada para garantir acesso, respeito e visibilidade a quem mais precisa. Monteiro vai colher os frutos de dois dias de diálogo, cuidado e compromisso. Dias que farão diferença, para agora e para o futuro”, concluiu Michel Henrique.
A Caravana da Inclusão segue como uma política itinerante de fortalecimento da cidadania e da dignidade das pessoas neurodivergentes, levando esperança e transformação aos quatro cantos da Paraíba.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera