09/07/2025 às 15:30
Nesta quarta-feira (09) a Secretaria de Estado da Educação (SEE) lançou a edição 2025-2026 do programa Conexão Mundo. A iniciativa promove intercâmbios internacionais para estudantes da Rede Estadual de Ensino. Entre as novidades neste novo ciclo estão a inclusão dos países Canadá, Irlanda e Colômbia; e dos estudantes que estão cursando a 1ª série do Ensino Médio. Desde que chegou a Secretaria de Educação, Wilson Filho tem promovido melhorias e a ampliação nos programas promovidos pela pasta, entre eles o Conexão Mundo.
“Com muito esforço da nossa equipe, conseguimos ampliar ainda mais este que já se tornou o maior intercâmbio da rede pública de ensino do país. Depois de embarcarmos paraibanos para a China, Chile, Espanha e Reino Unido, agora incluímos três novos destinos que se somam à essa experiência única e transformadora na vida dos nossos estudantes. Também conseguimos incluir alunos matriculados da 1ª Série do Ensino Médio, na modalidade Curso de Idiomas em Língua Inglesa. Tudo isso só está sendo possível graças a decisão do governador João Azevêdo de acreditar e investir em educação”, destacou o secretário.
O ciclo 2025-2026 ofertará 400 vagas, com oportunidades de imersão em países de língua inglesa e espanhola, nas modalidades de Curso de Idiomas, Formação Profissional e Ensino Médio Internacional. É possível acessar o edital através do endereço: https://fapesq.rpp.br/editais/editais-2025/09-07-25-edital-31-2025-see-fapesq-pb-selecao-de-estudantes-para-o-projeto-conexao-mundo-2025.pdf e se inscrever a partir desta sexta-feira (11).
Melhorias - Além do Conexão Mundo, desde que Wilson Filho chegou a SEE, o programa Primeira Chance, que promove estágios para estudantes da rede estadual, também foi ampliado. Na edição deste ano, foram disponibilizadas vagas para todos os alunos matriculados na 3ª série do Ensino Médio em escolas técnicas. O secretário também foi responsável pela formatação e implementação do programa Passe Livre Estudantil.
“O governador João Azevêdo nos deixou muito à vontade para inovar na criação e melhorias de iniciativas no âmbito da educação. Graças a este modelo de gestão sensível e de ação, temos conseguido avançar em iniciativas importantes que combatem à evasão escolar, que promovem oportunidade de capacitação profissional e também a experiência única de um intercâmbio fora do país. Agradeço pela confiança no nosso trabalho e seguiremos com muita dedicação neste que já é o melhor ano da história da educação na Paraíba”, enfatizou Wilson Filho.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera