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Evento

Governador destaca investimentos no turismo da Paraíba em lançamento de Plano Internacional de Marketing Turístico da Embratur

O evento aconteceu na sede da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em João Pessoa.

Da Redação Repórter PB

29/05/2025 às 07:50

Imagem Lançamento de Plano Internacional de Marketing Turístico da Embratur

Lançamento de Plano Internacional de Marketing Turístico da Embratur ‧ Foto: José Marques

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O governador João Azevêdo participou, nesta quarta-feira (28), ao lado do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, da solenidade de apresentação do novo Plano Internacional de Marketing Turístico - Plano Brasis, e do Documento Orientador para Promoção Internacional da Paraíba. O evento aconteceu na sede da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em João Pessoa.

O Plano Brasis busca alinhar as estratégias locais às diretrizes nacionais, promovendo uma atuação integrada e eficaz. O lançamento na Paraíba teve o objetivo de fortalecer a presença do estado no cenário turístico internacional, impulsionando o segmento como vetor de desenvolvimento econômico e cultural.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou os investimentos do governo na infraestrutura e na divulgação do Destino Paraíba. “Nós temos investido cerca de R$ 50 milhões em trabalhos de divulgação do nosso turismo, apresentamos os atrativos turísticos da Paraíba para mais de 150 países, fazendo o nosso Estado conhecido internacionalmente. O turismo é um grande potencial econômico da Paraíba, por isso, tiramos do papel, após 40 anos, o Polo Turístico Cabo Branco, onde são construídos mais de 14 mil leitos de hotelaria, com nove resorts contratados e dois parques temáticos, e também a Via Boulevard dos Ipês”, frisou.

O gestor ainda destacou a entrega do Centro de Convenções de Campina Grande, que já tem grandes eventos confirmados. “Entregamos, recentemente, o equipamento que ficou belíssimo e será um divisor de águas para o turismo de eventos da cidade, com atrações já confirmadas, a exemplo do Imagineland. Este ano ainda devemos começar as obras do Centro de Convenções do Sertão, no município de Patos para realização de grandes feiras e congressos”, acrescentou.

O governador sustentou ainda que o bom momento da economia e do turismo da Paraíba é resultado do ambiente seguro criado pelo governo. “O Estado é indutor de desenvolvimento e a Paraíba hoje é um ambiente de segurança e estabilidade econômica. O número de empregos cresce a cada mês, temos a menor taxa de desemprego na série histórica da Paraíba, demonstrando que o nosso planejamento tem feito a diferença”, finalizou.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enalteceu a ousadia e as estratégias de investimentos da Paraíba no turismo. “Nós damos os parabéns à Paraíba por tudo que vem fazendo no turismo. Para nós, é uma das grandes referências e, por isso, estamos aqui hoje para lançar o Plano Internacional de Turismo. A Paraíba não é apenas sol e praia, tem uma expressão cultural muito forte, festas populares muito importantes, gastronomia e diversidade. A Paraíba, provavelmente, é o Estado que pode melhor aproveitar o plano de Marketing porque apresenta um investimento que dificilmente será apresentado por outro destino”, sustentou ao lembrar que, em parceria com o Governo, está buscando voos internacionais para o Estado.

A secretária de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, destacou que os investimentos da gestão estadual no turismo têm assegurado a geração de riqueza, aumentado o potencial de consumo e promovido o desenvolvimento sustentável. “Esse grande momento do nosso turismo é resultado da união de forças e da sinergia. O governo tem feito grandes investimentos em infraestrutura e promoção e realizado parcerias com os municípios. Temos grandes ações no artesanato, na cultura, trazendo uma identidade cada vez mais forte e temos nos diferenciado no direcionamento da Paraíba no turismo doméstico”, pontuou.

O superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim, evidenciou que o Plano Internacional de Marketing Turístico irá impulsionar ainda mais o setor e qualificar as ações desenvolvidas pelo Estado e municípios em parceria com a iniciativa privada. “Nós estamos somando forças, inteligência, recursos com o objetivo de desenvolver o turismo da Paraíba, com o Governo do Estado e o Sebrae caminhando juntos. Com esse plano de turismo internacional queremos crescer ainda mais”, falou.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, celebrou o bom momento no turismo da cidade. “O nosso Estado tem avançado muito. Temos visto ações do governo que demonstram o compromisso no setor do turismo, com apoio aos municípios e na divulgação do nosso potencial. Nós estamos vivendo um momento espetacular, assegurando a qualidade de vida do povo da nossa cidade, promovendo o crescimento sustentável para que isso seja ótimo para quem mora e para quem nos visita”, ressaltou.

O Plano Brasis sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos, junto com a Marca Brasil, e reposiciona e fortalece a identidade do país, ampliando a presença dos destinos brasileiros no mundo até 2027. O novo plano vai propiciar ambientes de negócio fortalecidos, fomentar o empreendedorismo, sustentabilidade, autoestima cultural, além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país. Liderada pela equipe técnica da Embratur, a nova estratégia de marketing turístico foi desenvolvida com a participação ativa de diversos atores, incluindo representantes do trade turístico nacional e internacional.

O Plano tem o objetivo de alavancar a imagem turística do país no exterior, aumentar o número de turistas internacionais nos destinos brasileiros, ampliar a receita turística com viagens internacionais ao país e promover a distribuição equilibrada e sustentável do fluxo turístico internacional por todo o território nacional e fortalecer a gestão de atores de interesse para potencializar a competitividade turística internacional do Brasil.

Os deputados estaduais Francisca Motta e Eduardo Carneiro; e auxiliares da gestão estadual, dentre eles Vital Costa (secretário executivo do Turismo e do Desenvolvimento Econômico), Rômulo Polari (presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba - Cinep) e Ferdinando Lucena (presidente da PBTur) prestigiaram a solenidade.

Fonte: Repórter PB

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