28/05/2025 às 12:01
O município de Cachoeira dos Índios, no Sertão paraibano, será palco nesta quarta-feira (28) de um momento simbólico para o Nordeste: a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à obra do Ramal do Apodi, uma das estruturas estratégicas da Transposição do Rio São Francisco.
A cerimônia de entrega do primeiro trecho está marcada para às 16h, na Barragem Redondo, e contará com a presença do governador João Azevêdo (PSB), além de secretários de Estado, deputados estaduais, federais e demais lideranças políticas.
Apesar de ter enfrentado um episódio de labirintite no início da semana, o presidente manteve os compromissos previstos dentro do programa Caminho das Águas, iniciativa do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) que percorre os quatro estados beneficiados pela Transposição: Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
Antes de chegar à Paraíba, Lula visita Salgueiro (PE), onde participa da assinatura da ordem de serviço para a duplicação da Estação de Bombeamento EBI-3, no Ramal do Salgado. A estrutura terá sua capacidade de vazão aumentada de 24,75 m³/s para 49 m³/s, ampliando o abastecimento para mais de 8 milhões de pessoas em 237 municípios nordestinos.
Na sequência, Lula embarca em helicóptero com destino à Barragem Redondo, onde será entregue o trecho inicial do Ramal do Apodi, que possui 115,5 km de extensão, conectando a Barragem Caiçara (PB) à Barragem Angicos (RN). O empreendimento, iniciado em 2021, já ultrapassa 74% de execução e deverá ser concluído em outubro de 2026, com um investimento de R$ 1,45 bilhão.
Quando finalizado, o sistema garantirá abastecimento hídrico para cerca de 750 mil pessoas em 54 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte, consolidando mais um eixo da transposição.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera