Sousa/PB -
Solenidade

ALPB celebra os 20 anos de autonomia da UEPB durante audiência pública

O deputado Michel Henrique ressaltou a importância da UEPB, no contexto da educação superior da Paraíba, “o que a credencia como um patrimônio imaterial do estado".

Da Redação Repórter PB

15/05/2025 às 06:30

Imagem 20 anos de autonomia da UEPB

20 anos de autonomia da UEPB ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Comissão de Administração, Serviço Público e Segurança da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou audiência pública, na tarde desta quarta-feira (14), no plenário “Deputado José Mariz”, em comemoração aos 20 anos da Lei da Autonomia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento, proposto pelo deputado Bosco Carneiro, reuniu gestores, entidades representativas de professores e estudantes, além de servidores da instituição de ensino superior.

O deputado João Gonçalves lembrou que participou da sessão em que a autonomia da UEPB foi aprovada. “De lá para cá, a UEPB foi crescendo e avançando no seu papel de oferecer educação de qualidade aos paraibanos e, também estudantes que vem de outros estados”, disse.

O deputado Michel Henrique ressaltou a importância da UEPB, no contexto da educação superior da Paraíba, “o que a credencia como um patrimônio imaterial do estado". "Esta casa está de portas abertas para as interações e estar sempre em busca de uma educação sempre mais forte”, disse. A deputada Cida Ramos informou que a Comissão de Educação aprovou, na terça-feira, uma série de demandas em beneficiam a UEPB, que, segundo ela, "é um patrimônio do povo paraibano”.

O deputado Félix Araújo Filho afirmou que Bosco Carneiro está de parabéns por ter convocado esta reunião para discutir de forma ampla e profunda, não no sentido da divergência, mas no sentido da convergência para se chegar a determinados denominadores comuns e, no fim, atingir "uma universidade democrática, fortalecida, na sua maior de todas as obras, que é obra humana”.

O professor e pró-reitor adjunto de Planejamento, Geraldo Medeiros Júnior, que representou a reitora Célia Regina Diniz, explicou que, num primeiro momento, iniciando com apenas três campis, a UEPB avançou no número de cursos, de graduação, de pós-graduação, na pesquisa e na extensão. A professora Elisabete Vale, presidente da ADUEPB, afirmou que a audiência pública "é importante momento para a chamar a atenção da sociedade paraibana, dos deputados e deputadas, para defender o patrimônio científico e cultural do Estado”.

Já o sindicalista Fernando Borges, diretor nacional da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), realçou a importância do evento para lembrar esse fato que foi relevante para a UEPB. "Quero parabenizar e agradecer ao deputado Bosco Carneiro, que nos permitiu estar aqui hoje para relembrar esse fato muito marcante, que são os 20 anos de autonomia da nossa universidade e, ao mesmo tempo, fazer as nossas reivindicações, a exemplo de atualizar essa lei, porque nós precisamos ter um percentual que garanta a qualidade da instituição, que tanto serve aos paraibanos”, finalizou.

Também prestigiaram o evento o professor Josevaldo Cunha, 1º vice-presidente regional do Nordeste do Andes; o sindicalista José Sergio Cunha, coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB); e o advogado Laplace Guedes, representando a OAB-PB.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.