12/12/2024 às 20:29
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (12), sessão especial, proposta pelo deputado Chió, para comemorar o Dia Nacional do Extensionista Rural (celebrado no dia 6 de dezembro). Na oportunidade, foi realizado um debate sobre o papel central dos extensionistas no apoio à agricultura familiar. O evento aconteceu no Plenário “Deputado José Mariz” e reuniu autoridades, técnicos, especialistas, servidores de órgãos públicos e entidades de classe e estudantes.
O deputado Chió lembrou que o Brasil conta com mais de 20 mil profissionais de extensão rural no total, sendo 13.690 de campo e 6.328 administrativos, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer).
“É muito importante a gente fortalecer a extensão rural paraibana, porque assim a gente fortalece a agricultura familiar – os agricultores e agricultoras – e fortalecendo esse setor da economia, a gente fortalece o nosso estado. O nosso estado precisa produzir e produzir bem. A gente tem recebido muitos turistas que precisam ser alimentados e precismaos produzir ainda mais com qualidade. É importante demais, não só parabenizar o extensionista, mas também trabalhar as pautas que eles querem: como um novo concurso para Empaer: fortalecer mais infraestrutura. É isso que a gente propõe aqui. É hora de parabenizá-los, mas também de momento de luta”, justificou.
O presidente da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Desenvolvimento Agropecuário (Empaer), Aristeu Chaves, afirmou que 06 de dezembro “é uma data muito especial para os profissionais que estão no dia a dia da vida rural, acompanhando os produtores, ajudando a melhorar a produtividade, ajudando a colocar produtos com qualidade na mesa do consumidor, na mesa dos paraibanas e também ajudando a preservar o meio ambiente”.
“Então ,é um dia mais do que justo, extremamente importante. Eu quero parabenizar a iniciativa do deputado Chió, por essa sessão especial para homenagear aqueles que fazem o dia a dia no trabalho do Campo”, acrescentou.
O executivo também destacou a importância da Lei 13.401/2014, de autoria do deputado Chió, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador João Azevedo, que, segundo ele, reafirmou o valor estratégico da Empaer para o progresso do meio rural, o combate à fome, o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional da população, a preservação ambiental e a redução das desigualdades sociais.
“Este reconhecimento é mais do que uma conquista institucional, é uma vitória para milhares de famílias agricultoras e comunidades rurais que dependem das ações da Empaer para a realização de sonhos, superação de desafios, melhoria da produção agropecuária do nosso Estado e a construção de um futuro melhor no meio rural”, declarou.
O superintendente do Incra na Paraíba, Antônio Barbosa, também realçou a importância do evento, afirmando que é um momento alto para a Paraíba. “Eu saúdo, inicialmente, a iniciativa do presidente desta Casa, o deputado Adriano Galdino, e também o deputado Chió, que tiveram a presença de espírito de nesse dia convidar as entidades e as pessoas, os que atuam na agricultura familiar, na reforma agrária na Paraíba, para debater, para conversar sobre um tema tão atual e urgente que é a assistência técnica, que precisa ter a devida atenção do governo federal e do governo do Estado, para fortalecer as políticas públicas do homem do Campo”, afirmou.
No entendimento do executivo Bivar de Sousa Duda, secretário Executivo da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, na Paraíba, “o Dia do Extensionista é lembrado para marcar a agricultura familiar como uma data simbólica”. “O extensionista, por si só, já é um elo entre o agricultor familiar e as políticas produtivas. Ele que orienta, que transforma as propostas dos agricultores familiares nas políticas públicas. Então, é importante esse dia, é importante essa sessão. Nós parabenizamos o deputado Chió pela iniciativa e toda a Assembleia Legislativa pela discussão sobe este tema relevante”, frisou.
Representando o governo federal, o executivo Marenilson Batista da Silva, diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, elogiou a ALPB pelo evento. disse que a sessão espacial. “É uma discussão importante no processo de construção de uma agricultura familiar mais forte, mais resiliente e mais agroecológica. E é com esses espaços decisivos que nós vamos avançar cada vez mais no cuidado com o alimento saudável, no cuidado com o planeta, que são elementos imprecisíssimos. Não podemos abrir mão, em nenhum momento, do nosso compromisso de continuar lutando por um planeta melhor”, finalizou.
Também prestigiaram o evento a professora Mary Roberta Meira, reitora do Instituto Federal de Educação na Paraíba (IFPB); os sindacalistas Kátia Santana- diretora Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Sinter-PB); e Cláudio Fidelis, diretor-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do setor Público Agrícola do Brasil (FASER): além do agricultor Osvaldo Bernardo, beneficiário da extensão rural da Empaer.
Fonte: Ascom
Para ler no celular, basta apontar a câmera