Sousa/PB -
Homenagem

ALPB concede cidadania paraibana ao engenheiro Marcelo Moreira e celebra os 50 anos da Codevasf

Na oportunidade, também foi realizada uma sessão solene para celebrar os 50 anos de fundação da Codevasf.

Da Redação Repórter PB

25/03/2024 às 15:00

Imagem Título de cidadania paraibana ao engenheiro Marcelo Moreira

Título de cidadania paraibana ao engenheiro Marcelo Moreira ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta nesta segunda-feira (25), sessão especial para entregar o  Título de Cidadania Paraibana ao presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Andrade Moreira Pinto. A solenidade, proposta pelo deputado George Morais, aconteceu no plenário Deputado José Mariz,  e contou com a presença do presidente da ALPB, Adriano Galdino, e dos deputados Anderson Monteiro, Alexandre de Zezé, Felipe Leitão, Jutay Meneses, Nilson Lacerda, Taciano Diniz e Wilson filho.

Na oportunidade, também foi realizada uma sessão solene para celebrar os 50 anos de fundação da Codevasf.

Natural do estado da Bahia, o homenageado Marcelo Moreira assumiu o comando da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba em 2019 e, desde então, tem contribuído para que a Codevasf implante iniciativas em mais de 1.600 municípios, visando principalmente valorizar as características e potencialidades locais, gerando emprego, renda e desenvolvimento para a população.

O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino parabenizou o deputado George Morais por sua propositura e avaliou que o título de cidadão paraibano a Marcelo Andrade é um reconhecimento justo, vindo do povo paraibano. “Estou muito feliz pelo fato de a Assembleia Legislativa estar, nesse momento, reunida para conceder a cidadania paraibana ao engenheiro Marcelo, que representa Codevasf, por sua contribuição na construção de uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, declarou Galdino.

Para o deputado George Morais, o relevante trabalho realizado por Marcelo Moreira à frente Codevasf tem garantido, de forma especial, investimentos e mais desenvolvimento para toda a Paraíba. O deputado destacou o comprometimento do homenageado com as demandas dos parlamentares, levando o desenvolvimento regional e melhoria da qualidade de vida dos paraibanos. “Ele é alguém presente aqui na nossa Paraíba, sempre sensível às necessidades dos municípios paraibanos. E esse reconhecimento, concedendo-lhe o Título de Cidadão Paraibano, claro, aumenta sua responsabilidade para que ele possa continuar olhando e, através da Codevasf, investindo aqui no nosso Estado”, disse.

Marcelo Moreira afirma que sua ligação com o estado, a partir de agora, é ainda maior. “É uma alegria muito grande receber esse título. Sinto-me mais responsável, com um carinho ainda maior. A família da minha esposa já é daqui, então, já tenho uma ligação com o estado da Paraíba. Mas, agora, essa ligação é oficial e ainda mais forte”, afirmou.

Para Marcelo Moreira, estar à frente da Codevasf no momento em que a estatal completa 50 anos e é homenageada pelo Poder Legislativa paraibano é um reconhecimento vindo dos representantes do povo pelos serviços prestados ao estado. “Estamos aqui na Paraíba desde 2020, trazendo recursos federais, e com quase 70% dos municípios atendidos pela Codevasf. É muito gratificante estar aqui, especialmente nesse momento em que a Codevasf completa 50 anos, sendo reconhecido por todo esse trabalho que fazemos ao longo desses anos”, comemorou.

HOMENAGEM À CODEVASF

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) pertence integralmente à União e é vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

A área de atuação da empresa abrange as bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, Vaza-Barris, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Una, Real, Itapicuru, Paraguaçu, Araguari (AP), Araguari (MG), Jequitinhonha, Mucuri e Pardo, nos Estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal, bem como nas demais bacias hidrográficas dos Estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

No apoio à estruturação de atividades produtivas na Paraíba, a Codevasf atua na aquisição e doação de máquinas e equipamentos visando apoiar a produção agrícola e promover a melhoria na qualidade de vida da população. Além da entrega de máquinas e equipamentos, a Codevasf desenvolve também ações que visam à segurança hídrica de comunidades localizadas em áreas de difícil acesso à água.

George Morais avaliou que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba é de extrema importância e tem papel fundamental na trajetória de desenvolvimento da Paraíba, beneficiando a população de mais de 150 municípios com investimentos superiores a R$ 400 milhões.

“São investimentos em áreas sensíveis para o nosso desenvolvimento. Pavimentação, segurança hídrica, reconstrução de poços, cisternas, máquinas agrícolas pesadas a exemplos de escavadeiras para o homem do campo. Então, eu acredito que é uma propositura válida, é o reconhecimento ao papel e ao serviço da Codevasf”, declarou Morais.

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), George Coelho, afirmou que o trabalho desenvolvido pela Codevasf na Paraíba “é muito importante pelo seu papel transformador, levando o que há de melhor para os municípios, equipamentos e infraestrutura”. Coelho argumentou que o desenvolvimento tem início onde as pessoas moram e trabalham e a estatal tem esse olhar sensível para os munícipes. “A gente sabe que tudo começa no município e a Codevasf tem proporcionado há 50 anos o crescimento do nosso Estado e o desenvolvendo o Nordeste”.

A solenidade contou com a presença dos deputados federais Murilo Galdino, Raniery Paulino, e Wilson Santiago; do secretário de Estado da Articulação Municipal, Renato Feliciano; do vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; do superintendente da 13º Superintendência Regional da Codevasf, Irlen Guimarães Filho; do suplente de senador André Amaral; do ex-senador Efraim Morais; de prefeitos e vereadores de municípios paraibanos, além de servidores da Codevasf, familiares e amigos do homenageado.

É possível acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, todas as sessões, reuniões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.