Sousa/PB -
Produtores

Avicultores sertanejos recebem orientação técnica da Empaer e querem ampliar atividade

Atendendo solicitação do produtor rural Natanael Saturnino, os técnicos visitaram o Projeto de Avicultura Caipira no Sítio Barrinhos, no município de Bom Sucesso, na região administrativa de Catolé do Rocha.

Da Redação Repórter PB

21/01/2022 às 16:14

Imagem

Tamanho da fonte

Técnicos da Empresa Paraibana de Pesquisa, Regularização Fundiária e Extensão Rural (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), visitaram diversas propriedades no Sertão que executam projetos de avicultura orientando e recomendando práticas que visam o sucesso e até mesmo ampliação dos empreendimentos.


Atendendo solicitação do produtor rural Natanael Saturnino, os técnicos visitaram o Projeto de Avicultura Caipira no Sítio Barrinhos, no município de Bom Sucesso, na região administrativa de Catolé do Rocha. Os médicos veterinários Hermano Araújo e Assis Ferreira, na companhia do gerente regional Humberto Cavalcante, estiveram na comunidade para uma avaliação do projeto e realização de inspeção acerca do seu desenvolvimento, concluindo com algumas recomendações que consideram fundamentais para o sucesso do empreendimento avícola.

O grupo de técnicos da Empaer, que têm bastante conhecimento sobre avicultura e acompanham diversos projetos semelhantes em todo o Estado, estava acompanhado da agricultora familiar Benedita Vieira e do estudante de Agronomia, André Victor de Holanda Cavalcante, que observaram para seus conhecimentos os procedimentos adotados no projeto.

Como parte do projeto do agricultor Natanael Saturnino, está sendo construído um entreposto para classificação de ovos, que será o primeiro com Certificação Estadual na região. Com isso, informou Humberto Cavalcante, outros agricultores familiares serão beneficiados, seguindo o mesmo caminho. Também está sendo elaborado projeto para ampliação da atividade avícola em outras comunidades.

Um exemplo é o produtor rural Francimar Reinaldo da Silva, do Criatório Bom Jardim, no Sítio Deus Querendo, no município de Jericó. Este criatório é composto de 700 aves da linhagem Embrapa 051 e da linhagem Avifran, da Hidridagem GLC, esta última, por se encontrar muito depauperada, foi aconselhado que o avicultor faça o descarte.

A todos os produtores rurais, os técnicos recomendaram prática vacinal e nutrição com arraçoamento adequado de modo a melhorar ainda mais o desempenho do criatório. Ficou acertado que as visitas continuarão a estes e outros avicultores da região.

O agricultor familiar Gerlândio Avelino da Silva também teve sua propriedade visitada e disse que pretende elaborar um projeto semelhante, integrando outras atividades como piscicultura, fruticultura, etc., tendo em vista que dispõe de água suficiente em suas terras. “Iremos tentar viabilizar um projeto produtivo e encaminhar para o Banco do Nordeste”, informou Humberto Cavalcante.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.