Educação

Faculdade SENAI da Paraíba forma novos tecnólogos em Automação Industrial

Segundo um levantamento realizado pela direção da faculdade, cerca de 70% dos egressos já estão atuando como colaboradores do setor industrial, e entre 10% e 30% são empreendedores ou se tornam depois que se formam.

Receber o diploma de conclusão de um curso superior é uma conquista que abre oportunidades na vida de qualquer profissional. Nesta quinta-feira 14/10, a Faculdade SENAI da Paraíba realizou a colação de grau da turma 2021.1 do curso superior de Automação Industrial que tem como patrono o empresário José Carlos da Silva Júnior (In Memoriam), e paraninfo Flaviano Batista do Nascimento.


A solenidade seguiu todos os protocolos de biossegurança, e contou com a participação do diretor regional do SENAI da Paraíba, Euler Sales; da diretora da Faculdade, Claudia Lopes; do coordenador do curso, Carlos Eduardo Gomes; da coordenadora de Graduação, Juliana Figueiredo; familiares dos formandos e o neto do patrono, Francisco Leonel Pereira Freire Júnior que o representou.

Colaram grau na turma 2021.1, os seguintes formandos: Adriano da Silva, Ageu Antônio Gomes, Eliab Luiz da Rocha, Fernando dos Santos Muniz, Gustavo Alves de Albuquerque, Ítalo Henrique Lira da Costa, Jorge Henrique de Moura, Ubiracy Dias Rodrigues e Waldir Augusto Moreira Barbosa.

O diretor do SENAI da Paraíba, Euler Sales, falou sobre a importância do evento. “Uma pesquisa realizada recentemente pela revista Forbes, revelou que 63% das empresas em todo mundo utilizam a automação industrial como mudança nos seus processos e fluxos de trabalho, e 82% dos funcionários destas empresas necessitam ou necessitarão de treinamento e incentivo para trabalhar com máquinas inteligentes, portanto, a Faculdade SENAI da Paraíba tem a honra entregar ao setor produtivo, profissionais capazes de transformar a nossa indústria”, ressaltou.

A colação de grau seguiu todos os ritos de uma solenidade de formatura, com formação de mesa das autoridades, juramento, discurso do orador da turma e do patrono. Representando a turma, o aluno Ubiracy Dias Rodrigues foi o orador e Adriano da Silva prestou juramento solene, sendo acompanhado pelos demais formandos.

Nos últimos quatro anos, a Faculdade SENAI da Paraíba já formou mais de 50 profissionais na área de Automação Industrial, são profissionais que estão atuando em suas próprias empresas, ou que trabalham com mecânica, eletroeletrônica e tecnologia da informação, ou ainda na implantação de sistemas automatizados, manutenções eletromecânicas, bem como elaborando diagramas lógicos e arquitetura de sistemas, telas em interfaces homem-máquina, ou programando hardwares de controladores lógico-programáveis.

Segundo um levantamento realizado pela direção da faculdade, cerca de 70% dos egressos já estão atuando como colaboradores do setor industrial, e entre 10% e 30% são empreendedores ou se tornam depois que se formam.

O curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial tem duração de três anos, equivalente há seis semestres, e é oferecido no campus da Faculdade, em João Pessoa. Além de infraestrutura moderna para aulas práticas, o corpo docente da instituição tem mais de 80% dos professores mestres e doutores.

Repórter PB

Destaques