Sousa/PB -
Evento

SENAI PB realiza programação alusiva à Semana da Inclusão da pessoa com deficiência

A proposta do evento é complementar uma série de iniciativas em conformidade com a Educação Inclusiva.

Da Redação Repórter PB

23/09/2021 às 20:40

Imagem

Tamanho da fonte

Com a proposta de discutir como a educação pode colaborar para o processo de inclusão, o SENAI da Paraíba, através do Programação SENAI de Ações Inclusivas – PSAI está realizando uma programação híbrida, com ações nas unidades e também palestras online. 


O evento Dia D da Inclusão foi aberto nesta terça-feira, 21/09, com uma palestra no formato online, da Interlocutora do PSAI Nacional, Adriana Barufaldi Bertoldi, que apresentou orientações sobre o acolhimento do público PcD, desde a recepção, passando pelo atendimento, matrícula, até a entrada no curso com acompanhamento dos educadores. A explanação foi embasada nos preceitos legais da Lei Brasileira de Inclusão.

Já nesta quarta-feira, 22/09, dando continuidade a programação, os instrutores do SENAI participaram de uma capacitação online sobre o Processo de Aprendizagem, onde foi abordado como ajudar em sala de aula, a colaborar com a construção de um conhecimento sólido, através de um processo inclusivo.

Encerrando o evento Dia D da Inclusão, nesta quinta-feira, a psicóloga Ana Luísa Lima, vai proferir uma palestra presencial, onde debaterá sobre temas como motivação, Mindfulness, superação de desafios, habilidades socioemocionais relacionadas à inclusão, e o combate ao suicídio e automutilamento. 

"A inclusão de pessoas com deficiência é responsabilidade de todos: família, educadores, autoridades e empresas desempenham um papel crucial nesse processo. Nesta perspectiva, o SENAI PB através do PSAI busca realizar ações afirmativas para conscientizar sobre a importância do respeito à diversidade, por meio de ações focadas na Educação Profissional, que acaba sendo um canal de inclusão, e transformação social”, ressaltou Lucenir Maciel, interlocutora do PSAI na PB.

A proposta do evento é complementar uma série de iniciativas em conformidade com a Educação Inclusiva. A expectativa é que cerca de 300 alunos, além de instrutores, secretárias escolares, e colaboradores do setor de atendimentos da instituição possam acompanhar a programação, que será marcada por palestras, sorteios, e momentos de interação sobre inclusão, habilidades emocionais, atendimento ao público PcD e aprendizagem inclusiva.



Por Assessoria de Comunicação

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.