Sousa/PB -
João Pessoa

Feira Solidária da Agricultura Familiar do Cecaf também comercializa artesanato e recebe doações de gêneros alimentícios

Além dos produtos cultivados pelos agricultores familiares, a feira também comercializa peças de artesanato, plantas, gastronomia, entre outros.

Da Redação Repórter PB

06/05/2021 às 16:36

Tamanho da fonte

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb) da Prefeitura de João Pessoa, está realizando a 1ª Feira Solidária do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar João Pedro Teixeira (Cecaf), até o próximo dia 8, no bairro José Américo. Além dos produtos cultivados pelos agricultores familiares, a feira também comercializa peças de artesanato, plantas, gastronomia, entre outros.


Durante a Feira Solidária, os consumidores poderão comprar produtos diretamente dos agricultores, bem como fazer doação de gêneros alimentícios não perecíveis, produtos de higiene e limpeza que serão destinados a instituições que cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade social e hospitais.

Segundo a coordenadora do Cecaf, Thayara Ferreira, o evento tem o objetivo de fomentar a produção dos agricultores familiares, e também dos artesãos vinculados aos programas do Governo Estadual. “Os frequentadores e consumidores poderão dispor de produtos fresquinhos e de qualidade comercializados pelos próprios agricultores, e fazer suas doações. Todo quantitativo arrecadado será entregue a instituições sociais e hospitais”, comentou.

A secretária executiva da Sesaes, Roseana Meira, lembrou que a Feira do Cecaf, por meio dessa parceria Governo do Estado e Prefeitura, é uma ação solidária importante para população em situação de vulnerabilidade social. “Estamos num momento de muita dificuldade em nosso país, com uma pandemia fora de controle, com muitas pessoas em vulnerabilidade social e insegurança alimentar, no país e no Estado, e ações como essa sensibilizam a população para que venha ao espaço adquirir produtos da agricultura familiar, e participar de uma ação que irá ter reflexos com a doação do que for arrecadado para a população em vulnerabilidade social, e para setores e instituições que apoiam pessoas em vulnerabilidade. E ainda possibilita ao agricultor vender sua produção diretamente aos consumidores sem a figura do atravessador”, salientou.

Para a artesã Fátima Mendonça, “esse evento é de muita importância para o artesão, especialmente a financeira, pois há um ano que ele não tem onde vender por causa da pandemia. Depois a saúde, tem muita gente depressivo porque ficou em casa. Todas nós estamos felizes e agradecidas ao Governo do Estado que nos proporcionou a participação, a Prefeitura que organizou, isso aqui é um presente de Deus. Só temos que agradecer, estamos podendo respirar, é uma felicidade grande. Além de ser um momento de reencontrar as amigas e companheiras”.

A Feira reúne 31 empreendimentos de economia solidária assistidos pela Sesaes de diversos segmentos: artesanato, culinária, flora, arte em madeira, entre outros. Os visitantes ainda podem dispor de serviços de saúde como aferição de pressão arterial, glicemia, acupuntura e massagem.

Serviço: 1ª Feira Solidária da Agricultura Familiar

Período: 5 a 8 deste mês, das 5 às 12h

Local: Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf)

Endereço: Avenida Hilton Souto Maior – bairro José Américo

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.