Sousa/PB -
Agreste do Estado

Equipe do Sesi implantará protocolo de segurança contra covid-19 na câmara municipal de Campina Grande

A equipe técnica do SESI/PB, formada por engenheiros e médicos do trabalho, iniciará o processo de implantação com o treinamento dos chefes de gabinetes dos vereadores

Da Redação Repórter PB

04/05/2021 às 17:36

Imagem

Tamanho da fonte

Terá início na próxima segunda-feira, dia 10 de abril, o processo de implantação do “Protocolo SESI - Gestão Segura e Saudável das Atividades Produtivas em Tempos de Covid-19 nas Empresas”, na Câmara Municipal de Campina Grande. O contrato foi assinado ontem (3), no gabinete do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Francisco de Assis Benevides Gadelha, pelo presidente da CMCG, Marinaldo Cardoso e a presidente da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social da Câmara, Carol Gomes. Estiveram presentes ainda, a superintendente de Relações Institucionais da FIEP, Katarina Leite, e o procurador jurídico da Câmara Municipal, Luiz Phillipe Pinto.


A equipe técnica do SESI/PB, formada por engenheiros e médicos do trabalho, iniciará o processo de implantação com o treinamento dos chefes de gabinetes dos vereadores. O objetivo é que eles conheçam o protocolo em detalhes e entendam a importância de cada ação que será desenvolvida durante e posteriormente à implantação do protocolo.

O passo seguinte será a visita técnica à todas as dependências da Câmara para identificação e levantamento dos fatores de riscos do local. A partir deste diagnóstico é que a equipe iniciará a implantação de medidas do protocolo que atendam às necessidades do local, dos colaboradores e das pessoas que frequentam o órgão público.

No começo deste mês, o presidente da CMCG, Marinaldo Cardoso, já havia contatado o SESI com a intenção de implantar o protocolo. Na ocasião, ele e Carol Gomes, participaram de uma reunião com a superintendente do SESI/PB, Geisa Brito, a gerente executiva de Saúde e Segurança na Indústria, Grinete Melo. O encontro teve como finalidade, apresentar os programas de Saúde e Segurança oferecidos pelo SESI para as empresas e instituições.

Moção de Aplausos – No ato da assinatura do contrato com o SESI, o presidente da Casa de Félix Araújo, entregou ao presidente da FIEP, Francisco Gadelha, a “Moção de Aplausos”, propositura de autoria da vereadora Carol Gomes, em reconhecimento ao trabalho que a federação e as entidades SESI e SENAI estão realizando durante a pandemia.

O protocolo desenvolvido pelo SESI e que tem sido implantado em empresas e instituições do estado tem o objetivo de orientar e implementação de planos de segurança no retorno ao trabalho, e aumento gradual e seguro das atividades produtivas no contexto da COVID-19. Na íntegra, o documento traz um conteúdo detalhado sobre as regras que as empresas devem seguir de acordo com o Ministério da Saúde. Ele é composto por nove fases e cada fase é dividida por outras etapas orientando como cada setor deve proceder nos três principais eixos: ambiente, rotina e saúde.

Ações de Enfrentamento à Covid - Em meio ao cenário de pandemia da COVID - 19, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, o SESI e o SENAI têm desenvolvido inúmeras ações de enfretamento à doença, que buscam colaborar para a proteção dos trabalhadores do setor produtivo, bem como da sociedade de uma forma geral. Em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), a FIEP lançou a campanha “Vamos manter a Paraíba respirando", com o objetivo de estimular as empresas paraibanas a doarem os cilindros de oxigênio industriais que não estejam sendo utilizados, para que a White Martins, principal produtora do insumo no país, os adapte para o uso medicinal.

O presidente da Federação, Francisco de Assis Benevides Gadelha doou recentemente cinco elmos de respiração para o Hospital Pedro I, que é referência no tratamento da Covid – 19, em Campina Grande.

Através do SESI PB, foram distribuídas máscaras de proteção com os Sindicatos da Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado da Paraíba (Sinduscon/PB) e Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria de Campina Grande (Sindipan/PB). A instituição também desenvolveu o Protocolo SESI - Gestão segura e saudável das atividades produtivas em tempos de Covid-19 nas empresas. Com o objetivo de preservar a integridade do trabalhador na sua atividade laboral, para que não seja contaminado pela Covid-19, como também para que o empresário não perca a mão de obra qualificada.

Já através do SENAI PB, foram realizadas manutenções em respiradores dos hospitais públicos e privados da Paraíba. A instituição ainda produziu capotes, toucas e aventais para distribuição com os profissionais de saúde, e doou um túnel de descontaminação para o Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. O equipamento criado pela equipe técnica do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação Industrial de Campina Grande, realiza a desinfecção das vestimentas utilizadas pelos profissionais de saúde.


Coordenação de Comunicação

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.