Sousa/PB -
assembleia legislativa

Covid: ALPB disponibiliza teleatendimento médico e psicológico online para servidores durante pandemia

A intenção do serviço é acolher o paciente desde o atendimento primário, como na solicitação de exames e prescrição de medicamentos

Da Redação Repórter PB

26/05/2020 às 13:16

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) criou um serviço de teleatendimento médico e psicológico voltado aos servidores da Casa, durante a pandemia do coronavírus (Covid-19). A iniciativa, realizada pelo Departamento de Saúde e Assistência Social da ALPB, pretende possibilitar suporte, orientação e acolhimento dos funcionários que desenvolvam a doença e procurarem apoio nesse período de distanciamento social.

"Esta ação é um reconhecimento da necessidade de um canal direto para os trabalhadores do Poder Legislativo Paraibano, que venham a ser contaminados pelo vírus. O trabalho, que será realizado pelos profissionais do Setor de Saúde e Assistência Social da ALPB, será importante também para a minimização dos impactos psicológicos por conta da doença", ressaltou o presidente da Casa, Adriano Galdino.

A intenção do serviço é acolher o paciente desde o atendimento primário, como na solicitação de exames e prescrição de medicamentos. A finalidade também é diminuir ao máximo o risco psíquico individual em meio ao enfrentamento da efermidade. O trabalho vai acontecer em regime de plantão de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Após esse horário, o atendimento poderá ser feito através do whatsapp.

Segundo a diretora do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa, Dayse Queiroga, existe uma grande quantidade de dúvidas em relação a doença e a dificuldade de acompanhamento. "Vamos fazer uma triagem para poder acompanhar os servidores para que eles possam se sentir seguros. Já estamos realizando consultas online, e caso o paciente esteja passando por algum problema de ansiedade e queira conversar com um psicólogo, a Divisão de Psicologia vai abrir essa linha direta para atendê-lo", disse.

A diretora da Divisão de Psicologia, Durvalina Rodrigues, destacou que esse acolhimento da saúde mental pode ser terapêutico. "O Poder Legislativo está dando exemplo e sua contribuição. Estamos na ativa e na linha de frente para ajudar, pois sabemos que o luto, o medo a ansiedade, geram fobias, tensões e distúrbios. Estamos prontos para atender os funcionários da Casa, pois a saúde mental é algo imprescindível para o equilíbrio, harmonia e bem estar do ser humano", ressaltou Durvalina.

Os servidores que precisarem do atendimento podem procurar o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (SINPOL) e a Associação dos Servidores de Carreira da Assembleia Legislativa da Paraíba (Ascal). Além do teleatendimento, a Assembleia Legislativa vai dispor de uma página no Portal da Casa, que será alimentanda diariamente com informações a respeito do coronavírus. O endereço eletrônico da ALPB é o https://www.al.pb.leg.br/

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.