Sousa/PB -
cachaça

Produção de cachaça na Paraíba ganha destaque entre os estados do Brasil

Na zona rural de Areia, por exemplo, encontra-se um dos maiores produtores de cachaça do Brasil,

Da Redação Repórter PB

17/02/2020 às 20:01

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A bebida brasileira que passou pelo ciclo da cana-de-açúcar, se tornou popular ao longo da história do Brasil. Na Paraíba, a cana foi cultivada na região do Brejo Paraibano desde o início da colonização. Atualmente, os principais produtores se concentram nas cidades de Areia e Alagoa Nova. Conforme o levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Areia é a quarta cidade brasileira com maior número de estabelecimentos produtores de cachaça.

Na zona rural de Areia, por exemplo, encontra-se um dos maiores produtores de cachaça do Brasil, responsável pela produção da Matuta. Com mais de 150 anos de história, passadas de pai para filho, a quinta geração de produtores tem se destacado no estado e no país pela qualidade e variedade do produto.

Aurélio Júnior, diretor presidente do grupo da cachaçaria Matuta, em uma entrevista cedida ao programa Paraíba Tem, contou que o motivo da cachaça ter conquistado seu espaço no mercado se deu pela mudança no processo de produção. “Melhorou muito a qualidade da cachaça. Através de pesquisas, de tecnologia, de aparelhos de destilação, do alambique, do armazenamento da cachaça, filtragem e o tratamento. Isso evoluiu na qualidade. Tem cachaças aí que podem ser comparadas à whiskies, porque o sabor não deixa a desejar”, afirma o empresário.

Segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), a produção de cachaça chega a 1,2 bilhão de litros anuais no Brasil. O número de estabelecimentos produtores no país chega a 11.024, mas existem estimativas somadas de associações que chegam a quase 15 mil estabelecimentos. No entanto, devidamente registrados no Ministério de Agricultura e Receita Federal são cerca de 1.500 empresas com 4.000 marcas. Entre eles, produtores formais e informais. Os principais estados produtores são: São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba.

Processo de fabricação - Normalmente a cana é colhida no campo e cortada manualmente para ser transportada em caminhões. Chegando na fábrica ela é moída para extrair o caldo de cana. Esse caldo é transportado para as dornas de fermentação onde passa pelo processo de transformação do açúcar em álcool através das leveduras. Esse processo de fermentação e destilação dura 48h. Então, transporta-se esse caldo já fermentado que se denomina vinho. e vai para os alambiques para ser destilado. Destila, aquece e ele evapora. Essa evaporação é a cachaça que é resfriado e armazenada em tanques de inox ou de madeiras, a mais usada hoje em dia é de umburana. A última parte do processo é o engarrafamento que pode ser por vidro, long neck, quadrada, litro ou lata.

 

Texto/Colaboração: Bruna Martins

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.