Sousa/PB -
celso furtado

Deputada Pollyanna Dutra ressalta legado do economista Celso Furtado

Parlamentar destaca relevância do seu pensamento para o Brasil atual

Da Redação Repórter PB

27/11/2019 às 12:04

Tamanho da fonte

A deputada estadual Pollyanna Dutra destacou, durante discurso na Sessão Ordinária desta quarta-feira (27), a necessidade do Brasil repensar sua estratégia de governo à luz do pensamento de Celso Furtado. A deputada destacou sua preocupação com os pronunciamentos do atual ministro da economia, Paulo Guedes, e revelou a necessidade de se parar com “ameaças veladas” e se pensar na estabilidade do país por meio do desenvolvimento de todos, pensamento latente de Celso. Ilustre economista paraibano, Celso completaria seu centenário no próximo ano e, em sua homenagem, a deputada propôs um projeto, que já foi sancionado (lei nº 11.505), que transforma 2020 no “Ano Celso Furtado”.

“Os governantes brasileiros precisam olhar mais para Celso Furtado e menos para polêmicas vazias”, criticou Dutra. Para a deputada, Celso foi um pensador que projetou um país no qual o desenvolvimento chega a todos, não apenas a uma minoria, para onde as atuais políticas públicas têm se voltado. “Principalmente um modelo de economia baseado no incentivo à geração de empregos e de oportunidades. O estímulo ao desenvolvimento. E não nessa lógica do rentismo, que domina as discussões econômicas atualmente. É preciso buscar a redução do desemprego, mas não estimulando a informalidade”, alfinetou.

Celso Furtado foi um grande e reconhecido economista, dentro e fora do país. Ele defendia a análise do cenário externo para que se planejasse o modelo de desenvolvimento do Brasil. Com a autoridade de quem lecionou em Sorbonne, na França, que está entre as mais respeitadas universidades do mundo, foi o pai de grandes projetos no Brasil. Ajudou na construção das bases para o Plano de Metas, de Juscelino Kubitschek. Também foi o idealizador e o primeiro comandante da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene. Foi ainda o primeiro ministro do Planejamento do Brasil, e elaborou o plano trienal do governo de João Goulart.

“Celso foi um homem que honrou as nossas cores. E que teria muito a ensinar ao atual ministro da Economia. Uma das grandes contribuições de Celso Furtado foi ensinar que só haverá desenvolvimento onde houver um projeto social subjacente. Esse é um pensamento atual e que deve ser referenciado quando pensarmos no futuro do nosso Estado, do nosso país. Só existe desenvolvimento com a participação de todos”, completou Dutra.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.