Sousa/PB -
Solenidade

Assembleia concede título de cidadão paraibano ao padre Cláudio Sartori

A solenidade, proposta pelo deputado licenciado João Gonçalves, e teve como objetivo reconhecer os relevantes serviços prestados pelo homenageado ao Brasil e à Paraíba.

Da Redação Repórter PB

24/10/2019 às 19:13

Imagem Solenidade

Solenidade ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quinta-feira (24), o Título de Cidadão Paraibano ao ex-reitor do Seminário Arquidiocesano da Paraíba, padre Cláudio Sartori. A solenidade, proposta pelo deputado licenciado João Gonçalves, e teve como objetivo reconhecer os relevantes serviços prestados pelo homenageado ao Brasil e à Paraíba.

De acordo com João, que atualmente exerce o cargo de secretário estadual de Articulação Política, o título simboliza a trajetória de Sartori voltada aos que mais precisam e a formação de representantes da Igreja Católica no estado. "O padre Cláudio Sartori nasceu na Croácia, depois foi morar na Itália e, em seguida, veio à Paraíba. Aqui, passou mais de 20 anos pregando e no Seminário formou padres e, acima de tudo, pessoas formadoras da palavra de Deus. É um homem que em toda a sua vida cuida dos pobres e nada mais justo que reconhecer a cidadania paraibana daquele morou aqui por mais de 20 anos", afirmou.

O padre homenageado, que atualmente reside na cidade de Turim, na Itália, agradeceu a honraria concedida pela Casa. "Eu vim à Paraíba, inicialmente, para dar aula de Teologia. Mas, naquela época tinha poucos padres e acabei me tornando pároco da cidade de Pilar. Começou assim, porém, não podia imaginar que essa história se prolongaria por 23 anos e que receberia esse título, especialmente agora que estou na Itália. Mas, os brasileiros têm essa característica de surpreender. Por isso, hoje estou muito emocionado", concluiu.

Também participaram da sessão solene o deputado Lindolfo Pires; o reitor do Seminário Arquidiocesano da Paraíba, padre Luiz Carlos Machado Filho; o membro da Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ), Felizardo de Moura Jansen; e o juiz Antônio Eimar de Lima.

Perfil

Cláudio Sartori nasceu em 1 de novembro de 1942, em Dignano d´Istria, na Croácia. Passou a residir em Turim, na Itália, a partir de 1952. Ingressou no Seminário Arquidiocesano de Turim em 1964. Cursou Teologia no Instituto Teológico São Tomás de Aquino e foi aluno do Papa Bento XVI.

Em 1974, foi enviado como missionário para a Arquidiocese de Olinda e Recife, a convite de Dom Helder Câmara. Após 25 anos de assistência missionária, atuando também na capela de Pontezinha, no município pernambucano de Cabo de Santo Agostinho, passou a residir em João Pessoa.

A convite do arcebispo Dom José Maria Pires, Cláudio Sartori abriu e estruturou o Instituto Teológico, na capital paraibana. Lecionou, então, no curso de Teologia do Seminário Arquidiocesano da Paraíba desde 1990, sendo, mais tarde, diretor do Centro de Estudos do Seminário.

Entre os anos de 1991 a 1994, assumiu o encargo de pároco da cidade de Pilar. Participou da diretoria da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) durante sete anos, cinco dos quais como vice-presidente.

Em 1998, assumiu o cargo de reitor do Seminário Arquidiocesano da Paraíba, a convite do arcebispo Dom Marcelo Pinto Carvalheira. Dirigiu a instituição por 14 anos, até o final de 2012, quando retornou a sua arquidiocese de origem, em Turim, na Itália.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.