Sousa/PB -
Trabalho Integrado

Segurança discute ação integrada com guardas municipais para redução da violência

O secretário executivo da Segurança afirmou que a cooperação das guardas municipais é de extremo interesse do Estado.

Da Redação Repórter PB

05/09/2019 às 17:57

Tamanho da fonte

As forças de segurança estaduais vão realizar um trabalho integrado com as guardas municipais, a fim de reduzir a violência no Estado. A proposta foi discutida por representantes da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social durante audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (5), na Assembleia Legislativa da Paraíba, sobre o papel e o fortalecimento dos guardas municipais como agentes de segurança nos municípios da Paraíba.

A audiência pública contou com as presenças do secretário executivo da Segurança e da Defesa Social, Lamark Donato, e do delegado geral de Polícia Civil, Isaías Gualberto, entre outras autoridades e guardas municipais das cidades de Alagoa Grande, Alhandra, Bananeiras, Bayeux, Cabedelo, Conde, Dona Inês, Fagundes, Itapororoca, Livramento, Patos, Rio Tinto, Soledade e Taperoá. A propositura foi da deputada Estela Bezerra.

O secretário executivo da Segurança afirmou que a cooperação das guardas municipais é de extremo interesse do Estado. “Segurança Pública não se faz sozinha, somente com organismos policiais. Se faz com participação social de outros órgãos. As guardas municipais têm interesse e nós também de, juntos, construirmos uma cooperação técnica. Aqueles municípios que optarem por ter as suas guardas municipais poderão contar com o apoio da Secretaria da Segurança nessa estruturação e na preparação desses profissionais”, assegurou Lamark Donato.

O delegado geral de Polícia Civil, Isaías Gualberto, destacou a importância da integração das Guardas Municipais e das forças estaduais de segurança, assim como da organização dessas instituições no país. “Em várias cidades do Brasil, a Guarda Municipal ajuda e muito a Segurança Pública. Então é importante que se organizem e com isso contribuam com o trabalho das polícias e, consequentemente, a redução da criminalidade na Paraíba. Estamos aqui para ouvir e trabalhar de forma conjunta”, frisou.

Ao final da audiência, foi criado um Grupo de Trabalho, com representantes das Guardas Municipais, da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, da Polícia Civil, da Polícia Militar, Ministério Público e gestões municipais, a fim de integrar ações para redução da violência no Estado.

Ainda participaram das discussões o presidente da Associação Estadual dos Guardas Municipais da Paraíba (Assemup-PB), Sérgio Carneiro; o promotor de Justiça Rogério Oliveira; o presidente da Comissão de Execução Penal da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Washington Andrade; o prefeito de Soledade, Geraldo Moura; e a coordenadora geral das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher da Paraíba, delegada Maísa Félix.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.