Sousa/PB -
viabilidade econômica

No Sertão: Governo promove dia de Campo para apresentar investimento e revitalização do Algodão ao agricultor

No total, a área plantada neste ano com algodão orgânico no Vale do Piancó foi de 46,6 hectares, beneficiando 46 famílias agricultoras

Da Redação Repórter PB

22/07/2019 às 16:58

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Assistência Técnica e Regularização Fundiária (Empaer) está investindo na revitalização da cultura do algodão, seguindo os princípios agroecológicos do Projeto Algodão Paraíba (PAP). Para mostrar a viabilidade econômica, a gerência regional de Itaporanga promove, nesta terça-feira (23), no município de Boa Ventura, um Dia de Campo para dezenas de agricultores interessados no cultivo do algodão orgânico. O evento começa às 9h, no sítio Nazaret, pertencente ao senhor Otacílio Madalena.

Dividido em quatro Estações: Apresentação, Sistema de Produção, Manejo agroecológico e Aspectos econômicos e troca de experiências, o Dia de Campo vai ser conduzido pelos extensionista da Empaer, Valdevino Pereira, Wendell Max, Ernani José e Sebastião Rodrigues. Na ocasião, eles devem demonstrar para os agricultores, convidados e autoridades presentes, todo o processo técnico da cultura, desde o preparo do solo até a comercialização, explicando o ciclo de desenvolvimento, bem como a importância do PAP, dando ênfase à metodologia adotada e a capacidade de se cultivar algodão sem uso de agrotóxico.

De acordo com a gerente regional da Empaer de Itaporanga, Maria de Lourdes Pereira, o Projeto Algodão Paraíba tem apresentado ascensão gradativa no Vale do Piancó em termos de área plantada, adesão de novos agricultores e aumento de produção. Segundo ela, em 2018 a produção da safra agrícola foi de 24 toneladas e a previsão de colheita para 2019 é de 36,7 toneladas, registrando uma estimativa de aumento de 6,5%. As variedades cultivadas são BRS Aroeira e BRS 286, desenvolvidas pela Embrapa Algodão.

No total, a área plantada neste ano com algodão orgânico no Vale do Piancó foi de 46,6 hectares, beneficiando 46 famílias agricultoras dos municípios de Itaporanga, Boa Ventura, Diamante, Curral Velho, Conceição, Olho D`Água, e Santana dos Garrotes. Os contratos de compra e venda já foram devidamente assinados entre os agricultores e as empresas Veja FAIR Trade e a Norfil /SA.

O Dia de Campo tem parceria da Prefeitura Municipal de Boa Ventura, da Secretaria de Agricultura local e apoio da Embrapa Algodão, Norfil/SA e Coopnatural. Estão convidados para o evento, prefeitos e secretários de Agricultura da região, sindicatos e associações rurais, Conselhos Municipais do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), e principalmente os municípios jurisdicionados pela gerência da Empaer de Itaporanga que pretendem integrar o Projeto Algodão Paraíba no próximo ano.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.