Sousa/PB -
João Pessoa

Rede de Bancos de Leite Humano participa da Caravana da Rede Cuidar

A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Rede Cuidar.

Da Redação Repórter PB

01/07/2019 às 10:44

Imagem Bancos de Leite

Bancos de Leite ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O Banco de Leite Humano Anita Cabral, localizado em João Pessoa, que compõe a Rede Estadual de Saúde, vai participar da Caravana da Rede Cuidar, evento que acontecerá no período de 7 a 20 de julho em 13 municípios, com atendimento a crianças cardiopatas e gestantes de alto risco. A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Rede Cuidar.

A diretora geral do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, destacou a importância da participação do Banco de Leite como parceiro da ação. “Todos nós, imbuídos na qualificação da assistência materno infantil, estaremos fazendo saúde por meio da promoção do aleitamento materno e da recuperação da saúde, com a divulgação da doação do leite humano que ajuda na salvaguarda das vidas de muitos prematuros do estado, por meio da distribuição do leite”, ressaltou.

De acordo com Thaíse, a programação estabelecida pela Rede de Bancos de Leite inclui a capacitação dos recursos humanos em manejo clínico da lactação e noções sobre bancos de leite e postos de coleta de leite humano, que será proporcionada aos profissionais que atuam com a clientela materno-infantil das unidades hospitalares visitadas. Além disso, serão realizadas campanhas de conscientização com todo o público presente nas salas de espera e nas unidades hospitalares relacionadas à importância das doações do leite materno e dos frascos para o acondicionamento do alimento.

De acordo com o calendário das atividades, a equipe do Banco de Leite estará presente na Caravana nos municípios de Itabaiana, além de Monteiro e Picuí, que terão os postos de coleta de leite materno inaugurados ainda este ano.

Já a equipe do Banco de Leite Humano Dra Vilani Kehrle, da Maternidade Peregrino Filho, em Patos, marcará presença nas atividades em Princesa Isabel e Catolé do Rocha, que terão os postos de coleta inaugurados ainda esse ano, além de Pombal, que também contará com a presença da equipe do Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Regional de Pombal, além de marcar presença também na Caravana quando passar em Patos.

A equipe do Banco de Leite Humano Josefa Garcia Rolim, da Maternidade Deodato Cartaxo, em Cajazeiras, estará presente nos municípios de Cajazeiras e Sousa, juntamente com a equipe do Posto de Coleta de Leite Humano Noemi Holanda Mariz, do Hospital Regional de Sousa, participando ainda das atividades nos municípios de Itaporanga e Piancó, localidades que terão os postos de coleta inaugurados ainda esse ano.

Por sua vez, a equipe do Banco de Leite Humano Merijane Claudino da Silva, do Hospital Regional de Guarabira, marcará presença na Caravana em Esperança e Guarabira. Já a equipe do Posto de Coleta de Leite Humano, do Hospital Geral de Mamanguape, participará das atividades em Mamanguape, onde na ocasião participarão também os profissionais do Banco de Leite Humano Anita Cabral.

Rede de Serviços e situação do estoque de leite - A Rede de Bancos de Leite da Paraíba coleta, mensalmente, uma média de 613 litros, com a colaboração de 506 doadoras, distribuindo uma média de 526 litros de leite e proporcionando o atendimento a 869 receptores.

Na Grande João Pessoa, a coleta mensal gira em torno de 400 litros e conta com o auxílio de 350 doadoras, possibilitando a distribuição de 300 litros e contribuindo para o atendimento de aproximadamente 600 receptores.

De acordo com Thaíse, a quantidade ainda é insuficiente para atender a demanda. “É necessário o aumento da coleta, em torno de 200 litros, para atender todos os bebês que necessitam, transitoriamente, um apoio de complemento durante sua internação nas maternidades”, informou.

Doações - Para ser doadora é só procurar o banco ou posto de coleta de leite humano mais próximo, estar amamentando o filho, estar saudável e ter excesso de produção de leite. O serviço de Rota Domiciliar irá até a residência da doadora e entregará o Kit Doação (frascos de vidro esterilizado, luvas, gorro e máscara). Além disso, a equipe prestará todas as orientações necessárias para o correto armazenamento e ainda comparece semanalmente ao domicílio da mãe para coletar a doação.

Armazenamento - Se a mãe desejar guardar o leite, imediatamente, em casa, basta seguir algumas regras: lavar bem as mãos até os cotovelos com água e sabão; prender os cabelos; colocar um lenço sobre a boca (para evitar gotículas de saliva sobre o leite) e o vidro com tampa de plástico seco e já fervido por 15 minutos. Deve-se realizar a extração de leite dentro do vidro, desprezando os primeiros jatos. Após a retirada do leite, colocar o frasco fechado no congelador, cuja validade será de 15 dias.

Para a utilização do leite congelado, deve-se descongelá-lo em banho Maria a 40°C e usá-lo, imediatamente. A conservação do leite já descongelado só deverá ser feita pelas próximas 12 horas, em refrigerador.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3612-2831.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.