Estado

Bird retorna à Paraíba para supervisionar implementação de projeto

Esta é a missão do Banco Mundial que se encontra na Paraíba a partir desta terça-feira (25) até o dia 28 deste mês.

Apoiar na avaliação e atualização da adequação dos atuais arranjos, bem como identificar os ajustes organizacionais e processuais necessários para assegurar a prontidão para a implementação das ações do Paraíba Rural Sustentável / Projeto Cooperar, além de supervisionar e apoiar a execução do projeto. Esta é a missão do Banco Mundial que se encontra na Paraíba a partir desta terça-feira (25) até o dia 28 deste mês.

O secretário executivo do Projeto Cooperar, Omar Gama recepcionou a delegação, que é composta por Luis Alfonso Alvestegui, Senior Water and Sanitation Specialist; Javier Jahnsen, Gerência de Resultados do Bird e Ditmar Alfonso Zimath, consultor do Banco Mundial.

Eles estiveram reunidos com o secretário executivo, gerentes e coordenadores do Cooperar discutindo a avaliação e atualização dos arranjos de implementação e identificação dos ajustes organizacionais e processuais necessários para assegurar a prontidão para a implementação do projeto. À tarde, verificaram o status de implementação do plano de ação acordado por ocasião da primeira etapa da missão, que esteve na Paraíba entre 6 e 10 de maio.

No decorrer desta quarta-feira (26), Alfonso Alvestegui fará uma visita de campo ao município de Barra de São Miguel, onde conhecerá o sistema de água encanada e unidades de dessalinização. Verá também a infraestrutura e terá reuniões com os responsáveis pela operação e manutenção dos sistemas. Javier e Ditmar ainda se reúnem com representantes de instituições públicas estaduais parceiras na execução do projeto – Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e irão conhecer sua capacidade de execução da estratégia do componente III, e identificação de outros parceiros potentes e seus respectivos papeis. E também farão uma avaliação e atualização da adequação dos atuais arranjos de implementação

Na quinta-feira (27), a visita de campo será no município de Sumé, onde também haverá avaliação da adequação dos atuais arranjos de implementação do componente I, e identificação dos ajustes organizacionais e processuais necessários para assegurar a prontidão para a implementação, seguida de reunião com os gerentes e coordenadores para rever as metas do Plano de Implementação do Projeto alinhadas à Estrutura de Resultados, além do Sigma – Sistema de Informação, Gestão, Monitoramento e Avaliação e Plano de Ação.

Na sexta-feira (28) pela manhã, acontecerá reunião entre o Cooperar, a Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma) e Cagepa para revisão de atividades, discussão sobre os arranjos existentes de gestão de abastecimento de água – quedas, gargalos e tecnologias implementadas com sucesso no Estado da Paraíba. À tarde, reunião de fechamento da missão e definição/acordo do Plano de Ação.

 

Repórter PB

Destaques