Sousa/PB -
reservatório

Na Paraíba, 56,6% dos reservatórios estão com menos de 20% da sua capacidade

A Paraíba não tem muito que celebrar no Dia Mundial da Água (22 de março), pois 56,6% dos seus reservatórios estão com menos de 20% de sua capacidade

Da Redação Repórter PB

22/03/2019 às 07:40

Tamanho da fonte

A Paraíba não tem muito que celebrar no Dia Mundial da Água (22 de março), pois 56,6% dos seus reservatórios estão com menos de 20% de sua capacidade, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) lamentou a situação e cobrou o empenho do Governo do Estado no processo de abastecimento de água na Paraíba e destacou o grande problema de falta de segurança hídrica na região do Brejo, aonde em alguns municípios a população vem sofrendo sem água na torneira.

 

Como alternativa, a parlamentar defendeu mais investimentos em perfuração de poços e parcerias com o Governo federal para a contratação de carros-pipa.“É preciso garantirmos mais perfuração de poços e investimentos em obras estruturantes que garantam o abastecimento. A população não pode ficar desabastecida e até mesmo esquecida pelo governo. Infelizmente não existe um projeto para execução e que garanta o fornecimento de água nessa região”, destacou a deputada.

 

De acordo com Camila existem cidades que só chega água nas torneiras três dias a cada dois meses e isso tem que ser visto pelo Governo do Estado. Bananeiras, por exemplo, só tem água nas torneiras durante 72 horas, a cada 15 dias e a cidade passa sede, mesmo estando em cima da água.  No município de Solânea, os moradores reclamam que recebem água barrenta apenas um dia por semana.

 

“Vemos diariamente o sofrimento de uma região que fica a pouco mais de 100 quilômetros do Litoral, onde teoricamente haveria água em condições normais. Infelizmente falta de organização e infraestrutura por parte do Governo do Estado resultaram na atual situação”, destacou a deputada.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.