Sousa/PB -
água

Deputado diz que CG sofre com a insegurança hídrica no dia Mundial da água

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), Campina Grande sofre com falta de água. Faz uma semana que a população da Rainha da Borborema

Da Redação Repórter PB

22/03/2019 às 07:14

Imagem Divulgação

Divulgação ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), Campina Grande sofre com falta de água. Faz uma semana que a população da Rainha da Borborema não tem abastecimento regular e isso vem prejudicando também serviços ligados a educação e saúde. Foi decretado estado de calamidade pública no município. “Não temos segurança hídrica em nosso Estado, não contamos com uma política de convivência com a seca e nem tão pouco com ação permanente educativa de uso consciente da água. Nosso Governo do Estado é negligente e não se importa com a população”, disse o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB).

 

O parlamentar lembrou que dos 129 açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), 25,6% (33 açudes) estão em estado considerado crítico, com menos de 5% da sua capacidade e 40 reservatórios (31%) encontra-se em observação, pois estão com volume inferior a 20%.

 

O Açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, está com apenas 22,46% da sua capacidade. O reservatório abastece cerca de 700 mil usuários, distribuídos em 18 municípios paraibanos, incluindo Campina Grande, que tem mais de 400 mil habitantes. O açude entrou em colapso e a população não ficou totalmente desabastecida porque as águas do São Francisco chegaram à Paraíba.

 

“A água da transposição do Rio São Francisco vem sendo muito importante para o nosso Estado, mas ainda há muita sede para matar. Precisamos com urgência do terceiro eixo da transposição para o Rio Piancó, a necessidade de conclusão do canal das vertentes litorâneas e o uso racional e eficiente da água para irrigação”, defendeu.

 

Problema em Campina – O desabastecimento de água em Campina Grande foi causado por uma pane elétrica na Estação de Tratamento de Gravatá. Além da Rainha da Borborema, o abastecimento está interrompido na cidade de Queimadas, Barra de Santana, Caturité, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Matinhas, Alagoa Nova e Pocinhos desde a última sexta-feira.

 

SOS Boqueirão – Em 2015, antes do açude entrar em colapso e alertando para esta possibilidade, o parlamentar tucano lançou a campanha SOS Boqueirão que teve o objetivo de alertar a população para a necessidade de economizar água e fazer um alerta sobre a situação que se encontra o açude. Ela foi iniciada pelas redes. A iniciativa foi bem aceita e Tovar decidiu ampliar a campanha, elaborando panfletos, adesivos e exibindo dicas de economia de água nos telões de led espalhados pela cidade. Tovar deve retomar a campanha chamando a atenção para o uso consciente da água para que ela não venha a faltar.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.