
06/02/2026 às 10:20
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), inicia, nesta sexta-feira (6), a programação oficial do Carnaval Multicultural 2026, com a abertura simultânea do Folia de Rua, no Centro, e da Via Folia, na Avenida Epitácio Pessoa. Os eventos marcam o começo da maior festa popular do Brasil e o maior da história da Capital, reunindo atrações nacionais, artistas locais e grupos de cultura popular em diferentes pontos da cidade.
A abertura do Folia de Rua acontece a partir das 18h, no Parque Solon de Lucena, um dos principais cartões-postais e coração do Centro da capital paraibana, com uma grande celebração que segue até as 2h da madrugada. Sobem ao palco nomes consagrados da música brasileira, como a ‘Rainha do Axé’ Daniela Mercury e a cantora paraibana Lucy Alves, além da Orquestra Sanhauá e de grupos de cultura popular, reforçando a proposta multicultural do evento.
O momento do show de Daniela Mercury é um dos mais aguardados pelo público paraibano, após um hiato de 10 anos desde sua última performance na cidade, que ocorreu em 2016 com a turnê intimista ‘A Voz e o Violão’. Agora, a artista volta para uma apresentação vibrante e gratuita, prometendo arrastar uma multidão para dar o pontapé inicial nas festividades carnavalescas.
Em vídeo divulgado para os fãs, Daniela não escondeu a emoção pelo reencontro e ressaltou sua forte ligação afetiva com a Paraíba. “Meu coração está batendo com mais força e estou com uma saudade louca de vocês. Tenho três filhas paraibanas e sinto muita alegria em voltar”, celebrou a cantora. O repertório deve ser uma verdadeira antologia do Carnaval brasileiro, unindo hinos como ‘Maimbê Dandá’, ‘Swing da Cor’ e ‘Rapunzel’, a sucessos mais recentes como ‘Banzeiro’ e ‘Proibido o Carnaval’, garantindo que o público reviva a essência da música de rua em grande estilo.
Na mesma noite, o Centro Histórico também recebe uma intensa programação com blocos tradicionais. O Confete e Serpentina, na Casa da Pólvora, e o Anjo Azul, na Praça Rio Branco, animam o público com apresentações de artistas como Jarbas Mariz, Escurinho, Vó Mera e Suas Netinhas, orquestras e escolas de samba. Já o Folia Cidadã leva grupos de cultura popular às ruas do Centro, ampliando o acesso à festa e valorizando as manifestações tradicionais.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirma que o crescimento e fortalecimento da festa é fruto de uma política cultural estratégica da gestão Cícero Lucena voltada à qualificação e infraestrutura do evento. “O Carnaval de João Pessoa, na gestão do prefeito Cícero Lucena, vem ganhando força e visibilidade a cada ano. Isso é fruto da nossa política municipal de cultura, estimulada pelo prefeito, no sentido de a gente garantir uma maior qualificação para o Carnaval. Essa qualificação acontece tanto em termos de melhoria da infraestrutura, de palco, luz, som, como também de investimentos diretos”, destacou.
Abertura da Via Folia – O Carnaval Multicultural 2026 na Via Folia também tem início nesta sexta-feira e reúne grandes nomes da música nacional em trios elétricos, percorrendo um corredor que se estende por 1,6km, da Avenida Epitácio Pessoa até a Orla da Capital. Todo o percurso é monitorado por câmeras de segurança e uma estrutura planejada para garantir tranquilidade aos foliões.
A abertura contará com o Bloco Vumbora, com o comando eletrizante de Bell Marques, um dos artistas mais aguardados do Carnaval pessoense, além do Cordão do Frevo Rasgado, com Liss Albuquerque, um dos nomes mais representativos da música paraibana.
Primeira grande atração a desfilar na Via Folia, o cantor Bell Marques sobe ao trio às 20h e expressou grande entusiasmo com o retorno à capital da Paraíba. “Estou super ansioso, porque é sempre muito bom estar em João Pessoa e esse ano não vai ser diferente”. Em seu convite aos foliões, Bell destacou o clima da cidade e a expectativa de realizar uma apresentação memorável. “A festa vai rolar e você vai se divertir muito ao meu lado. Vamos estar juntos em João Pessoa mais uma vez para fazermos uma festa incrível. Vejo você lá!”.
Já Liss Albuquerque garantiu que o Cordão do Frevo Rasgado, que sairá às 22h, será histórico ao unir tradição e modernidade. “Teremos convidados como Os Eloquentes e Nathália Bellar, que representam a força da nova música paraibana”, adiantou. Para o artista, o desfile celebra o encontro do ritmo clássico com a cena contemporânea: “É a tradição se encontrando com o que João Pessoa tem de melhor”.
Ao longo dos dias seguintes, o Carnaval Multicultural 2026 segue com uma programação diversificada, espalhada por bairros, praças e avenidas da cidade, reunindo artistas nacionais como Solange Almeida, Claudia Leitte, Alceu Valença, Fafá de Belém, Roberta Miranda, Maria Gadú, Nação Zumbi, Mundo Livre S/A e Mundo Bita, além de dezenas de atrações locais e regionais.
Para conferir a programação completa do Carnaval Multicultural 2026, acesse o link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/carnaval2026/.
Parcerias – O Carnaval Multicultural 2026 de João Pessoa tem apoio do Governo Federal, por meio dos Ministérios das Relações Institucionais, do Turismo, da Cultura, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, além de instituições financeiras federais, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste. A programação segue até o dia 17 de fevereiro, incluindo ainda as prévias carnavalescas e os desfiles do Carnaval Tradição.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera