
01/12/2025 às 14:30
A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), realizou 1.189 podas de árvores no mês de novembro. Este ano, já foram atendidas pela Diretoria de Paisagismo da Sedurb mais de 6.666 solicitações deste tipo, uma média de 606 por mês. As ações vêm contribuindo para preservar as vias e os espaços públicos da Capital, oferecendo melhor qualidade de vida à população.
Para garantir uma cidade mais verde e linda a cada dia, as equipes da Sedurb fazem podas de árvores diariamente, incluindo as de levantamento e rebaixamento, supressão, tombamento, limpeza de coqueiros e palmeiras, bem como o recolhimento de troncos de árvores, que muitas vezes são cortados pelos próprios moradores. Além de cuidar das árvores existentes, a gestão municipal faz um chamamento à sociedade civil para que participe da campanha que busca alcançar a meta de 500 mil árvores plantadas até o final de 2030.
Trabalho conjunto – A partir da solicitação para podar uma árvore, uma equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) vai ao local para examinar a demanda, emitir um laudo e autorizar a poda ou corte da árvore, desde que esteja em local público – calçadas, canteiros, praças ou outros tipos de equipamentos comunitários.
Após a elaboração do laudo, a demanda é enviada à Diretoria de Paisagismo da Sedurb, que executa a poda, o corte ou a retirada da árvore. Em seguida, uma equipe da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza a coleta, transporte e descarte dos resíduos no Aterro Sanitário Metropolitano, concluindo o serviço.
Como solicitar – A população pode solicitar podas de árvores e outros serviços da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, através do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. O cidadão ainda pode fazer a solicitação pela plataforma Prefeitura Conectada (https://x.gd/mF6My), ou de forma presencial, na sede da Sedurb, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera