Sousa/PB -
Sustentabilidade

Coleta seletiva da Emlur já recolheu mais de 5,6 mil toneladas de materiais recicláveis em 2025

De acordo com o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, o resultado é fruto de uma política de limpeza urbana comprometida com o futuro da cidade.

Da Redação Repórter PB

05/11/2025 às 08:45

Ads 970x250
Imagem Mais de 5,6 mil toneladas de materiais recicláveis

Mais de 5,6 mil toneladas de materiais recicláveis ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) reforça o compromisso de João Pessoa com o meio ambiente e a sustentabilidade, por meio do fortalecimento da coleta seletiva em toda a cidade. Somente entre janeiro e setembro deste ano, foram recolhidas 5.668,192 toneladas de materiais recicláveis, o que representa uma média mensal de mais de 630 toneladas de resíduos que deixaram de ir para o aterro sanitário e retornaram ao ciclo produtivo.

A coleta seletiva, que é realizada de segunda a sábado e conta com dois tipos de operação: as recicletas, que fazem o recolhimento porta a porta, e os caminhões baús, está ocorrendo em localidades como: Orla e, ainda, em Mangabeira, José Américo, Jardim São Paulo, Água Fria, Bairro dos Estados, Torre, Treze de Maio, entre outros.

Os materiais recicláveis coletados são encaminhados para triagem em quatro associações de catadores parceiras da Emlur: Ascare JP (Jardim Oceania), Astramare (Aterro Sanitário), Tribo de Judá (Bairro dos Estados) e Acordo Verde (Jardim Cidade Universitária). Juntas, elas são responsáveis pela separação e reaproveitamento dos resíduos, contribuindo diretamente com a geração de trabalho, renda e preservação ambiental.

De acordo com o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, o resultado é fruto de uma política de limpeza urbana comprometida com o futuro da cidade. “A coleta seletiva é uma das ações mais importantes para o desenvolvimento sustentável de João Pessoa. Estamos fortalecendo as parcerias com as associações e modernizando nossas operações para ampliar a reciclagem e envolver cada vez mais a população nesse cuidado com o meio ambiente”, destacou Ricardo Veloso.

A Emlur reforça que a participação dos moradores é essencial para o sucesso da coleta seletiva. Separar corretamente o lixo reciclável e colocar o material nos dias certos ajuda a manter a cidade limpa e sustentável.

Para mais informações ou solicitações sobre o serviço, a população pode acionar a Emlur por meio do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, disponível para download gratuito em dispositivos móveis e, também, ligando para os números 3213-4237, 3213-4238 ou 3213-4240.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.