Sousa/PB -
Segurança e qualidade de vida

Cícero Lucena celebra aniversário do Bessa com investimentos em iluminação inteligente, câmeras e integração dos parques na região

Toda a região está sendo beneficiada com investimentos em iluminação inteligente, câmeras de reconhecimento facial e na implantação do projeto ‘Caminho dos Parques’.

Da Redação Repórter PB

06/10/2025 às 06:30

Ads 970x250
Imagem 76° aniversário do bairro do Bessa

76° aniversário do bairro do Bessa ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

Em comemoração ao 76° aniversário do bairro do Bessa, o prefeito Cícero Lucena autorizou, neste domingo (5), um pacote de ações que reforça o compromisso da gestão com segurança, infraestrutura e qualidade de vida dos moradores na região, incluindo os bairros Jardim Oceania e Aeroclube.

Toda a região está sendo beneficiada com investimentos em iluminação inteligente, câmeras de reconhecimento facial e na implantação do projeto ‘Caminho dos Parques’.

A solenidade foi realizada no Parque Parahyba IV. A nova iluminação em LED contará com 2.700 pontos de luz distribuídos pelos três bairros. O investimento, de aproximadamente R$ 3 milhões, vai garantir mais eficiência, economia e segurança para moradores e visitantes. Já o projeto ‘Caminho dos Parques vai interligar os parques Parahyba I, II, III e IV, com passarelas e também haverá bloqueio de vias nos finais de semana para a população desfrutar de atividades físicas e culturais.

“O progresso contínuo no aprimoramento de nossas iniciativas, visando engajar a comunidade por meio da cultura, do desenvolvimento econômico e da preservação ambiental. A modernização da iluminação pública com tecnologia LED em toda a cidade, com a instalação de um sistema de monitoramento por câmeras de segurança, representa um avanço significativo. Este desenvolvimento é impulsionado pelo crescimento sustentável, considerando as necessidades atuais e futuras”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.

Caminho dos Parques – No mês passado, o vice-prefeito Leo Bezerra inspecionou o percurso de cerca de cinco quilômetros entre os parques. Agora, após a autorização do prefeito Cícero Lucena, Leo disse que João Pessoa ganha mais uma opção de lazer. “Aproveitando as áreas verdes, os espaços urbanos para oferecer mais opções de lazer para a população, consolidando João Pessoa como Capital do bem-estar”, projetou.

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Welison Silveira, também haverá a colaboração de educadores ambientais. “Para promover a prática de atividades físicas, lazer, entretenimento, cultura e arte. Paralelamente, busca-se estimular o desenvolvimento do comércio local e a interação da comunidade com o parque. Desta forma, o projeto beneficiará tanto os moradores das áreas adjacentes quanto aqueles que buscam um espaço mais agradável”, afirmou.

Reconhecimento facial – Projeto colocado em prática por meio da empresa Inovatec, contratada pela Prefeitura para desenvolver soluções em tecnologia, está instalando luminárias, sistema de telegestão e câmeras de segurança. Foi realizado um levantamento, identificando a necessidade de 12 câmeras com reconhecimento facial apenas no Parque Parayba I. No bairro do Bessa, será realizada a substituição de 987 luminárias, que serão equipadas com telegestão.

“Em âmbito municipal, já foram instaladas 237 câmeras com reconhecimento facial e de placas de trânsito. A instalação de luminárias atingiu um total de 3.982 unidades. A previsão é que o objetivo geral seja alcançado até o dia 27 de dezembro”, projetou Edvaldo Vasconcelos, diretor-presidente da Inovatec.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.