Sousa/PB -
Travestis e Transexuais

Ambulatório TT de Campina Grande completa dois anos com mais de 4 mil atendimentos

Nesse segundo ano, foram registrados 4.473 atendimentos.

Por Redação do Reporterpb

11/04/2024 às 19:22

Imagem Ambulatório TT de Campina Grande completa dois anos com mais de 4 mil atendimentos

Ambulatório TT de Campina Grande completa dois anos com mais de 4 mil atendimentos ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

O Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais “Marcela Prado” do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, que integra a rede hospitalar do Governo da Paraíba, em Campina Grande, comemorou dois anos de funcionamento e serviços prestados. Nesse segundo ano, foram registrados 4.473 atendimentos.

Nesta quinta-feira (11), o o Hospital de Trauma de Campina Grande e a Gerência do Ambulatório TT realizaram um café da manhã para comemorar a data e apresentar os números de atendimentos. Participaram do evento funcionários e usuários do serviço. Foi um momento para celebrar e promover a integração entre todos.

De acordo com a gerente do Ambulatório TT, Nicoli Cavalcanti, o espaço tem a proposta de oferecer um serviço de atenção básica de forma acolhedora, onde os usuários recebam assistência de profissionais de saúde especializados. “Hoje comemoramos dois anos de funcionamento do ambulatório, os números de atendimentos são gratificantes e mostram que o serviço vem dando certo, funcionando e validando a nossa existência como seres humanos. Atualmente, nós temos 277 prontuários abertos de usuários no nosso serviço”, destacou Nicoli Cavalcanti.

Morgana dos Santos (45) anos, ressaltou a importância do espaço de atendimento em Campina Grande. “É uma vitória pra gente ter esse espaço aqui; antes a gente tinha que se deslocar para João Pessoa em busca de atendimento.  Em primeiro lugar agradecemos a Deus e depois ao Governo do Estado, que teve a sensibilidade de abrir um ambulatório trans aqui. É um espaço lindo e de acolhimento. Eu como usuária estou muito feliz em poder ocupar esse lugar e poder cuidar da minha saúde física e mental”, comentou Morgana.

Atendimento - O ambulatório atende as populações travestis, transexuais e não binárias, com equipe multidisciplinar, que conta com psiquiatras, endocrinologistas, urologistas, ginecologistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e gerência administrativa. O serviço funciona no anexo do Hospital de Trauma-CG de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Para abertura do prontuário, são necessários os seguintes documentos: cópias do RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e encaminhamento do Espaço LGBT de Campina Grande.

A porta de entrada para o atendimento é o Espaço LGBTQIAP+ Luciano Bezerra, que funciona na Rua Dom Pedro I, 558, no bairro do São José em Campina Grande. Para garantir o acesso ao processo transexualizador, o usuário deve ter idade mínima de 18 anos.
 
Do total de atendimentos nesse segundo ano de funcionamento,  46% dos usuários se declararam homens trans; 42% se declararam mulheres trans; 7% se declararam travestis e 5% se declararam não-binários.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.