Sousa/PB -
Prisões

Justiça chilena condena 20 ex-agentes da "Operação Condor"; Veja

Ex-agentes Christoph Willike Floel e Raúl Iturriaga Neumann foram condenados a 17 anos de prisão.

Da Redação Repórter PB

22/09/2018 às 08:01

Tamanho da fonte

Vinte ex-agentes da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) foram condenados no Chile a penas de entre 100 dias e 17 anos de prisão pelo assassinato de uma dezena de opositores durante a chamada "Operação Condor", que coordenou a repressão entre os regimes militares sul-americanos.

O juiz especial para os direitos humanos Mario Carroza "condenou os 20 ex-agentes da Direção de Inteligência Nacional (DINA)" - a polícia secreta do regime de Pinochet - "por sua responsabilidade nos sequestros" de uma dezena de opositores, informou o Poder Judiciário.

Os crimes ocorreram durante a "Operação Condor", que coordenou a repressão entre as ditaduras de Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Chile durante as décadas de 1970 e 1980.

Os ex-agentes Christoph Willike Floel e Raúl Iturriaga Neumann foram condenados a 17 anos de prisão. Outros cinco ex-funcionários da DINA receberam 15 anos; dois, pena de 10 anos; três, pena de 7 anos, e quatro cumprirão 5 anos de detenção.

Finalmente, outros quatro ex-agentes foram condenados a entre 100 e 301 dias de prisão.

A justiça absolveu 30 ex-agentes da DINA, segundo o comunicado.

Com G1

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.