Diplomacia

Trump quer convidar Putin para visitar Washington

A viagem ocorreria no outono boreal, entre setembro e dezembro

O presidente Donald Trump quer convidar seu homólogo da Rússia, Vladimir Putin, para visitar os Estados Unidos no próximo outono boreal, entre setembro e dezembro, informou nesta quinta-feira (19) a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

Segundo ela, Trump e Putin concordaram, durante a cúpula de Helsinque, na última segunda (16), em continuar o "diálogo" entre seus dois conselhos de segurança. "O presidente Trump pediu para John Bolton [conselheiro para Segurança Nacional] convidar o presidente Putin a Washington no outono", escreveu Sanders, acrescentando que as discussões já "estão em curso".

A declaração contradiz o Kremlin, que poucas horas antes havia dito que Moscou e Washington não estão discutindo a possibilidade de um novo encontro entre os dois líderes. "Sequer tocamos nessa questão", afirmou o assistente de Putin para assuntos externos, Yuri Ushakov.

Os posicionamentos da Casa Branca e do Kremlin seguem na esteira das polêmicas levantadas pela cúpula de Helsinque, quando Trump desacreditou os serviços de inteligência dos EUA e disse não ter motivos para crer que a Rússia tenha tentado interferir nas eleições de 2016.

Pressionado pelo seu próprio partido, o presidente dos EUA recuou e garantiu ter plena confiança nos relatórios de inteligência que incriminam Moscou. Além disso, afirmou que o próprio Putin tem responsabilidade. (ANSA)

Repórter PB

Destaques