Sousa/PB -
Ataque

Rússia diz que ataque químico na Síria foi forjado

EUA e França dizem ter provas de que o ataque com um gás tóxico aconteceu

Da Redação Repórter PB

13/04/2018 às 15:00

Imagem Síria

Síria ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

O chanceler russo, Serguei Lavrov, disse que o suposto ataque químico do sábado passado em Ghouta Oriental, na Síria, foi armado por agentes estrangeiros.

EUA e França dizem ter provas de que o ataque com um gás tóxico aconteceu. Ao lado do Reino Unido, eles planejam uma ação militar contra a Síria, em retaliação.

Durante encontro com a imprensa nesta sexta (13), Lavrov disse ter "evidências irrefutáveis" de que o ataque foi forjado como parte de uma "campanha russofóbica" liderada por um país, que não identificou.

Já o Exército russo, por meio de um porta-voz, responsabilizou o Reino Unido pela suposta armação. Igor Konashenkov acusou Londres de ter exercido "forte pressão" sobre os socorristas sírios para montar o ataque na cidade de Duma.

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, disse nesta sexta que o Oriente Médio está "um caos" e que a Guerra Fria está "de volta com uma vingança", durante uma reunião especial do Conselho de Segurança da ONU convocada pela Rússia.

Guterres instou os países a agirem "de maneira responsável nessas circunstâncias perigosas".

A Rússia tem forças militares empregadas na Síria em apoio ao ditador Bashar al-Assad.

O embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia, disse na reunião que EUA, França e Reino Unido estão interessados apenas na derrubada do regime Assad e na contenção russa.

"Continuamos a observar os perigosos preparativos militares para um ato de força ilegal contra um Estado soberano, o que constituiria uma violação da lei internacional", disse Nebenzia. "Pedimos que esses países reconsiderem."

Uma delegação de inspetores da Opaq (Organização para a Proibição da Armas Químicas) chegou à Síria nesta sexta, e uma segunda equipe é esperada para o sábado.

Nesta semana, a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou que 43 pessoas morreram com sintomas compatíveis com um ataque químico. Outras 500 receberam atendimento médico. Com informações da Folhapress.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.