Sousa/PB -

ONG diz que venezuelanos estão se alimentando de comida para cachorro

Uma organização não-governamental denunciou nesta sexta-feira (12) que a população está comendo alimentos para cachorro, misturada com ovos mexidos ou arroz

Da Redação Repórter PB

12/01/2018 às 09:15

Tamanho da fonte

A ONG Programa Venezuelano de Educação e Ação para os Direitos Humanos (Provea) visitou supermercados em Caracas e concluiu que "muitas pessoas compram as chamadas "salsichas para cães", que são compostas por ossos de frango triturados e misturados com outras partes não comestíveis do frango" para "consumo humano", denunciou nesta sexta-feira (12).

Segundo o relatório, algumas pessoas admitiram que ingeriam aquele alimento com ovos mexidos ou fritos e misturados com arroz.

Com base em outras denúncias, o jornal venezuelano "El Universal" noticiou que o consumo de alimentos para animais se converteu numa "prática normal" para "muitos venezuelanos", perante a "escassez" e "altos preços" dos alimentos no país.

"Um dos principais alimentos para animais que as pessoas consomem é o arroz [para galinhas], por ser mais econômico e render mais, mas a este produto adiciona-se salsichas para cães", explicou.

O médico Manuel Hernández, do organismo para as questões sanitárias no estado venezuelano de Miranda, advertiu, num comentário difundido pela Internet, que o arroz usado para alimentar galinhas "não cumpre com as melhores condições de higiene", e se trata de um "subproduto", colhido a partir do desperdício do arroz tradicional.

Hernández lembrou que aquele arroz "contém bactérias" e que "durante o processo de produção poderá ter caído no chão e estar contaminado com urina de roedores".

A nutricionista Yazarenit Mercadante, da Fundação Bengoa para a Alimentação e Nutrição, advertiu para o risco de doenças, contraídas através do consumo de produtos que são vendidos avulso e cujas condições de processamento e armazenamento são desconhecidas.

Mercadante lembrou que as salsichas para animais podem conter partículas que não foram tratadas adequadamente.

Para a Provea, o uso de alimentos de animais para consumo humano "é uma dramática consequência da violação do direito à alimentação por parte do Estado" venezuelano, o qual acusa de "não tomar medidas para garantir que a população tenha acesso a produtos da dieta básica, de maneira segura e a preços acessíveis".

"Nesse sentido, as fiscalizações aos supermercados são medidas arbitrárias e insuficientes para garantir comida para os venezuelanos", explicou, numa alusão à recente descida de preços imposta pelas autoridades. Com Notícias Ao minuto

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.