Sousa/PB -
Salvando Vidas

Estado da Paraíba registra 28ª doação de múltiplos órgãos do ano

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, explica que o aumento no número de doações, registrado nos últimos meses, reflete as capacitações profissionais das equipes envolvidas no processo. Nos dois últimos meses foram registradas nove doações.

Da Redação Repórter PB

13/08/2026 às 12:40

Ads 970x250
Imagem 28ª doação de múltiplos órgãos

28ª doação de múltiplos órgãos ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Central Estadual de Transplantes registrou, nessa quarta-feira (12), no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, a 28ª doação de múltiplos órgãos do ano na Paraíba. Foram doados um fígado, dois rins e duas córneas que vão beneficiar cinco pacientes com falência nos órgãos, que aguardavam por uma doação para realização de transplante.

O paciente doador foi um adolescente de 17 anos, que estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) vítima de um Trauma Crânio Encefálico (TCE), quando a morte encefálica foi diagnosticada pela equipe médica, após seguir rigoroso protocolo de identificação.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, explica que o aumento no número de doações, registrado nos últimos meses, reflete as capacitações profissionais das equipes envolvidas no processo. Nos dois últimos meses foram registradas nove doações.

“Nós temos investido muito na promoção de capacitações e qualificação de todos os profissionais das Organizações à Procura de Órgãos [OPO] e das Equipes Hospitalares de Doação para Transplante [e-DOT]. Isso tem impacto direto nos resultados positivos das entrevistas familiares, e consequentemente conseguimos tirar mais pessoas da lista de espera”, detalhou.

Essa foi a 28ª doação de órgãos registrada em 2026 e a 15ª no Hospital de Trauma de João Pessoa. De janeiro até agora, já foram 105 transplantes realizados e 811 pessoas ainda aguardam na lista de espera.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.