Sousa/PB -
Iniciativa

Lei de Jutay cria Programa Jovem Economista Paraibano voltado aos estudantes da rede pública da Paraíba

A nova legislação estadual surge como resposta à necessidade crescente de preparar os jovens para lidar com um cenário econômico cada vez mais complexo e globalizado.

Da Redação Repórter PB

13/05/2026 às 13:00

Ads 970x250
Imagem Deputado estadual, Jutay Meneses (Republicanos)

Deputado estadual, Jutay Meneses (Republicanos) ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Paraíba passa a contar com a Lei 14.413/26, de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos), que institui o Programa Jovem Economista Paraibano. A iniciativa é voltada aos alunos do ensino médio da rede pública estadual e tem como objetivo promover o conhecimento sobre economia, educação financeira e empreendedorismo.

De acordo com o deputado, o programa busca oferecer aos estudantes uma base sólida em conteúdos essenciais para a formação acadêmica e para a futura vida profissional, abordando temas como tributos, planejamento financeiro, gestão, investimentos e mercados de capitais. A nova legislação estadual surge como resposta à necessidade crescente de preparar os jovens para lidar com um cenário econômico cada vez mais complexo e globalizado.

“A Paraíba está dando um passo fundamental para preparar nossos jovens para os desafios do futuro, oferecendo conhecimento que fará diferença real na vida pessoal e profissional de cada um deles”, afirmou Jutay.

O Programa Jovem Economista Paraibano terá como diretriz prioritária o incentivo à realização de palestras e seminários, contemplando conteúdos como noções de economia e conceitos básicos; funcionamento dos mercados; formação de preços; política de juros e taxas; política fiscal; empreendedorismo e crescimento econômico; declaração de imposto de renda; inflação e desemprego; orçamento pessoal, planejamento e organização financeira; além de noções sobre mercados de capitais e investimentos.

A legislação também visa reduzir uma lacuna significativa na formação financeira dos jovens brasileiros, que muitas vezes deixam a escola sem o preparo necessário para planejar e gerir suas finanças. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o domínio desses conhecimentos se torna essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Ainda segundo o deputado Jutay Meneses, o programa vai contribuir para a identificação de talentos com vocação para a área econômica e financeira dentro da rede pública estadual, possibilitando o direcionamento e o incentivo a jovens que demonstrem interesse e aptidão para o tema.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.