Sousa/PB -
Alunos

Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes abre matrículas para 284 vagas em 16 polos paraibanos

Para alunos veteranos, as matrículas ocorrem até 27 de fevereiro. Já para alunos novatos, as inscrições podem ser feitas entre 2 e 6 de março.

Da Redação Repórter PB

10/02/2026 às 09:45

Ads 970x250
Imagem Matrículas para o Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes

Matrículas para o Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), inicia no dia 23 as matrículas para o ano de 2026 do Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes (Prima). Ao todo, são 284 vagas distribuídas em 16 polos em 13 cidades paraibanas. Para alunos veteranos, as matrículas ocorrem até 27 de fevereiro. Já para alunos novatos, as inscrições podem ser feitas entre 2 e 6 de março. As aulas começam no dia 9 de março.

As inscrições são gratuitas, destinadas a crianças a partir de sete anos que estejam matriculadas nos ensinos fundamental ou médio e podem ser feitas de forma presencial nos próprios polos do programa. Do total, 80% das vagas são para estudantes de escolas públicas, 10% para alunos de escolas privadas e 10% para pessoas com deficiência, de acordo com o edital. As vagas são divididas por polos de ensino, mas podem ser remanejadas em caso de vagas não preenchidas. A permanência na escola é pré-requisito para continuar com matrícula ativa no Prima e registros de evasão escolar são passíveis de desligamento das aulas.

As vagas são para os mais diversos tipos de instrumentos de orquestra, como por exemplo, violino, percussão sinfônica, piano, viola, flauta transversa, clarinete, trompa, teclado, oboé, fagote, trompete, contrabaixo acústico, violoncelo, violino, tuba e sax barítono, para polos nas cidades de João Pessoa, Pedras de Fogo, Sapé, Bananeiras, Campina Grande, Picuí, Monteiro, Patos, Itaporanga, Pombal, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras. A lista completa de instrumentos com vagas abertas pode ser consultada nos próprios polos e também no edital publicado no portal da Secult-PB na internet.

Matrículas - Os interessados devem apresentar formulário de requerimento de matrícula, original e cópia de documento de identificação oficial do aluno matriculado, original e cópia do RG e do CPF do responsável, comprovante de residência emitido nos últimos três meses, declaração de matrícula ativa em escola pública (ensino fundamental, ensino médio ou Educação de Jovens e Adultos) ou privada (ensino fundamental ou ensino médio), foto 3x4 e número de cadastro único, caso seja inscrito.

Prima - O programa tem como objetivos fomentar o exercício da cidadania de seus integrantes e promover a inclusão, democratização do acesso à arte, difusão da música em sua diversidade e o desenvolvimento humano, por meio do ensino coletivo de música com formação de orquestras e outros grupos musicais voltados para crianças e adolescentes.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.