Sousa/PB -
Fechada temporariamente

Biblioteca da Paz passa por modernização e reabrirá com mais conforto, tecnologia e novos livros

A equipe também participa de reuniões de planejamento e de capacitação, com foco na qualificação do atendimento aos usuários.

Da Redação Repórter PB

03/02/2026 às 07:30

Ads 970x250
Imagem Biblioteca da Paz, em João Pessoa

Biblioteca da Paz, em João Pessoa ‧ Foto: Quel Valentim/arquivo

Tamanho da Fonte

A Biblioteca da Paz, localizada na Praça da Paz, no bairro do Bancários, Zona Sul de João Pessoa, passa por um processo de modernização que vai ampliar e qualificar os serviços ofertados à população. O equipamento educativo-cultural, gerido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), encontra-se temporariamente fechado para atendimento ao público, em razão das intervenções que estão sendo realizadas no local.

Durante este período, são feitas a instalação de novos computadores, a acomodação de mobiliário novo, a implantação de rede wi-fi gratuita, além do processamento técnico e do preparo físico dos novos livros que passarão a integrar o acervo. A equipe também participa de reuniões de planejamento e de capacitação, com foco na qualificação do atendimento aos usuários.

Diretora da Biblioteca da Paz, a professora Tereza Carvalho, explica que as intervenções visam oferecer um serviço cada vez melhor à comunidade. Segundo ela, o espaço será reaberto em breve com mais conforto, tecnologia e um ambiente ainda mais acolhedor. “Estamos numa demanda grande e valiosa, recebendo livros novos e muitas doações. A biblioteca vai reabrir mais bonita, mais aconchegante, com mais conforto, tecnologia e novos bons livros”, afirmou.

A gestora também destacou que as mudanças refletem um planejamento voltado para o futuro dos usuários, sem perder de vista as necessidades atuais. “Estamos nos organizando e nos capacitando para que tudo seja melhor do que já era, oferecendo um atendimento cada vez mais qualificado”, reforçou.

Reconhecida como um importante espaço de incentivo à leitura e de democratização do acesso à informação, a Biblioteca da Paz se consolidou como referência para estudantes, educadores e moradores da região. Antes chamada de Biblioteca Indústria do Conhecimento, a unidade foi reinaugurada em julho de 2021, após reforma e atualização do acervo, mantendo a missão de fomentar a leitura e a cultura em um ambiente destinado ao estudo, à pesquisa e ao lazer.

Atualmente, o acervo reúne quase 6 mil títulos, incluindo literatura infantil, infantojuvenil, cordel, obras da literatura brasileira e produções de autores paraibanos, como Ariano Suassuna, Augusto dos Anjos, Domingos de Azevedo e José Lins do Rego. A biblioteca também recebe doações, que passam por seleção criteriosa. Os exemplares duplicados são encaminhados para escolas da Rede Municipal de Ensino, ampliando o alcance do acesso aos livros.

18 anos de história - Fundada em 9 de maio de 2008 pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), a biblioteca passou posteriormente à administração municipal e mantém parcerias com instituições como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e escolas da rede pública. Prestes a completar 18 anos de existência, e com as melhorias em curso, a expectativa é que o espaço reabra ainda mais estruturado, reafirmando seu papel como polo de conhecimento, cultura e convivência para a comunidade da Zona Sul da Capital.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.