Sousa/PB -
Educação

Justiça barra bônus de 10% para estudantes paraibanos no Sisu 2026 da UEPB

O entendimento da Justiça marca um precedente importante, reforçando que seleções públicas nacionais não podem adotar privilégios geográficos para selecionar seus alunos.

Da Redação Repórter PB

23/01/2026 às 07:15

Ads 970x250
Imagem Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) anunciou a suspensão do bônus de 10% na nota do Enem para candidatos que residem ou estudaram no estado.

A decisão atende a uma determinação do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), que considerou a medida ilegal para a seleção do Sisu 2026. Com isso, a disputa pelas vagas volta a ter critérios de nota iguais para candidatos de todo o país.

A chamada "bonificação regional" era garantida por uma lei estadual de 2021, mas foi derrubada após análise jurídica. Segundo o relator do processo no TRF-5, conceder essa vantagem a alunos locais cria uma preferência entre brasileiros baseada na origem, o que fere a Constituição Federal.

A UEPB chegou a recorrer da decisão, mas o tribunal manteve o veto, declarando que a lei estadual não pode se sobrepor às regras nacionais de igualdade.

Com a suspensão oficializada, os candidatos que planejavam utilizar o benefício para entrar na universidade estadual devem ficar atentos às novas regras de ampla concorrência e cotas federais.

O entendimento da Justiça marca um precedente importante, reforçando que seleções públicas nacionais não podem adotar privilégios geográficos para selecionar seus alunos.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.