Sousa/PB -
Guia Prático

Governo da Paraíba lança cartilha ‘Minha Praia – Da Minha Praia eu cuido’ para orientar comerciantes

A iniciativa tem como objetivo orientar os comerciantes sobre o manejo correto dos resíduos e a manutenção das caixas de gordura, prevenindo impactos ambientais e evitando possíveis autuações, multas ou embargos.

Por Redação do Reporterpb

16/01/2026 às 18:50

Ads 970x250
Imagem Cartilha ‘Minha Praia – Da Minha Praia eu cuido’

Cartilha ‘Minha Praia – Da Minha Praia eu cuido’ ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), lançou a cartilha ‘Minha Praia – Da Minha Praia eu cuido’, voltada aos estabelecimentos comerciais localizados na orla. A iniciativa tem como objetivo orientar os comerciantes sobre o manejo correto dos resíduos e a manutenção das caixas de gordura, prevenindo impactos ambientais e evitando possíveis autuações, multas ou embargos.

O material apresenta orientações práticas e acessíveis sobre a limpeza e manutenção das caixas de gordura, o tratamento adequado dos esgotos e o descarte correto dos resíduos sólidos. A cartilha reforça que pequenas mudanças na rotina dos estabelecimentos podem fazer grande diferença para manter as praias limpas, proteger o meio ambiente e garantir mais qualidade de vida para moradores, trabalhadores e visitantes.

A cartilha ‘Minha Praia – Da Minha Praia eu cuido’ já está disponível para consulta no site oficial da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade no link https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-do-meio-ambiente-e-sustentabilidade/arquivos/ok15jan26-cartilha-minha-praia_compressed.pdf .

Nos próximos dias, equipes técnicas da Semas começarão a visitar os estabelecimentos da orla para entregar a versão impressa da cartilha e conversar diretamente com os proprietários, esclarecendo dúvidas e reforçando as orientações ambientais.

Operação Orla Limpa - A Operação Orla Limpa foi oficialmente instituída no dia 8 de janeiro, durante reunião realizada no Ministério Público da Paraíba(MPPB), com a participação da Semas, da Cagepa, da Sudema e da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura.

A ação tem como objetivo combater irregularidades nos sistemas de esgotamento sanitário e prevenir danos ambientais, especialmente na faixa litorânea da capital, fortalecendo a atuação conjunta dos órgãos responsáveis pela fiscalização e proteção ambiental.

Nos últimos dias, a operação já resultou na notificação de diversos empreendimentos localizados na orla marítima de João Pessoa.

Na última quinta-feira (15), foi lançado o site oficial da Operação Orla Limpa (www.orlalimpa.com.br) um canal para recebimento de denúncias sobre problemas no sistema de esgotamento sanitário. Pela plataforma, qualquer cidadão pode registrar ocorrências, que são encaminhadas automaticamente aos órgãos competentes para análise e providências, ajudando a fortalecer a fiscalização e a preservação ambiental da orla da capital.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.