
07/01/2026 às 19:59
No primeiro dia de retorno oficial às atividades depois do recesso forense (20/12/25 a 06/01/26), o procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Leonardo Quintans, fez uma visita à sede da Promotoria de Justiça de Cabedelo. O prédio, inaugurado em junho de 2014, passou por reforma nas duas últimas semanas, para melhoria da infraestrutura que atende a promotores, servidores e à população que recorre ao MPPB na cidade portuária. A iniciativa faz parte do projeto da nova gestão que, desde setembro do ano passado, já recuperou quase 12 mil metros quadrados de área nas unidades da Capital (entre sede, Centros de Apoio Operacional e Promotorias) e do interior do estado (Cajazeiras, Sousa, Patos, Campina Grande e Guarabira).
Acompanharam o PGJ na visita às dependências da Promotoria o corregedor-geral, Francisco Antônio de Sarmento Vieira; o 1º subprocurador-geral, Luís Nicomedes de Figueiredo Neto; o ouvidor Guilherme Lemos e o procurador de Justiça Alexandre César Fernandes Teixeira, os promotores Francisco Bergson Formiga (coordenador da Promotoria de Cabedelo), Caroline Freire, Guilherme Barros, Ronaldo Guerra e Aílton Nunes; o coordenador da Assessoria Técnica, Carlos David Lopes; o secretário-geral, João Benjamim Delgado Neto; a secretária de Planejamento e Gestão, Ana Maria França; e o diretor administrativo, Vinícius Cesário.
A reforma
O diretor administrativo explicou que a reforma faz parte do programa de manutenção predial ativa: “São revisadas todas as instalações hidráulicas, elétricas, o telhado por conta das intempéries de chuva e retiradas todas essas patologias da estrutura dos prédios do MP. Além disso, fazemos revisão de mobiliário, de equipamento de informática, de layout, e procura trocar todos os revestimentos, a identificação visual da promotoria, como essa questão de letreiros. Já fizemos nas maiores sedes do Estado, também terminamos em Santa Rita, estamos fazendo em Mangabeira, e vamos continuar assim”.
O resultado
O corregedor-geral, Antônio Sarmento, ressaltou a importância do trabalho conjunto que começa, muitas vezes, com a inspeção e relatórios de problemas encaminhados pela corregedoria e termina com as providências para resolvê-los, e se colocou à disposição para seguir com a parceria que faz com que o Ministério Público fique cada vez melhor. O procurador Alexandre César Fernandes Teixeira também elogiou a rapidez com que a administração superior tem atendido às demandas por melhorias que surgem, e como isso favorece um resultado positivo para membros, servidores e a população. E foi acompanhado pelos promotores que atuam na cidade, Caroline Freire e Guilherme Barros.
O coordenador da Promotoria de Cabedelo, Francisco Bergson formiga, destacou a importância dessa revitalização: “Cabedelo é uma sede importantíssima no contexto das estruturas que compõem o Ministério Público aqui da Paraíba, uma comarca que tem muitas demandas e nada melhor do que iniciar o ano entregando uma sede estruturada e que vai prestar o melhor serviço aos membros do Ministério Público que aqui trabalham bem como à população de Cabedelo, que sempre procura o apoio do Ministério Público na cidade.”
Desafios e projetos
Ao saudar os presentes, o procurador-geral falou sobre os desafios trazidos pelo novo ano e como o MPPB está se preparando para 2026: “Estamos começando o ano fazendo aquilo que é prioridade para nossa gestão, visitando as Promotorias, o local onde a população é atendida, onde o Ministério Público se inicia e acontece, onde há o primeiro contato do cidadão com a instituição. E por Cabedelo, que teve uma reforma completa da Promotoria. Estamos aqui inspecionando a conclusão desses trabalhos, dialogando com servidores e promotores para entender as necessidades desta unidade que é tão importante para o nosso estado. Iniciamos as visitas no ano passado, por Cajazeiras, e hoje, em 2026, começando por Cabedelo e vamos dar sequência durante todo o ano, estando em contato permanente com todas as unidades do Ministério Público espalhadas pelo estado, ouvindo promotores e promotoras, servidores e servidoras e a população”.
O PGJ lembrou, ainda, por que esse será um ano de muito trabalho para o MPPB: “É um ano que promete muitas ações da instituição. Nós temos um planejamento forte em várias linhas. No apoio à área fim, pessoal, estrutura física, tecnologia para que o Ministério Público possa prestar mais serviços à sociedade. Vamos apresentar inúmeros projetos da nossa atuação nas áreas da saúde, educação, violência contra a mulher, as várias temáticas prioritárias do MP. Ano eleitoral, em que vamos fazer um trabalho destacado de apoio aos promotores e promotoras eleitorais, em diálogo permanente, interlocução e em conjunto com a procuradoria regional eleitoral. E 2026 também será de comemoração para o Ministério Público da Paraíba, que completa 135 anos, momento em que nós queremos reafirmar à sociedade paraibana que sim, aqui, a casa é sua”, finalizou Leonardo Quintans.
Fonte: Ascom
Para ler no celular, basta apontar a câmera