Sousa/PB -
Metropolitano

Central de Transplantes registra 42ª doação de múltiplos órgãos de 2025

A doação só foi possível após a confirmação da morte encefálica de um paciente de 69 anos, que morreu vítima de uma hemorragia cerebral, e por meio da permissão da família.

Da Redação Repórter PB

03/12/2025 às 12:00

Ads 970x250
Imagem 42ª doação de múltiplos órgãos de 2025

42ª doação de múltiplos órgãos de 2025 ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Central Estadual de Transplantes, unidade de alta complexidade do Governo da Paraíba, registrou, nessa terça-feira (2), no Hospital Metropolitano, em Santa Rita, a 42ª doação de múltiplos órgãos de 2025. Com o gesto, três pessoas saem da lista de espera por um transplante.

A doação só foi possível após a confirmação da morte encefálica de um paciente de 69 anos, que morreu vítima de uma hemorragia cerebral, e por meio da permissão da família. Foram doados o fígado e os rins garantindo nova chance de vida para quem aguardava pelo procedimento.

A diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Rafaela Dias, destacou a importância do ato e reforçou o papel das famílias que dizem ‘sim’ à doação. “Cada autorização representa esperança para quem aguarda por um transplante. A Paraíba tem avançado na capacidade de salvar vidas graças à sensibilidade das famílias e ao trabalho integrado das equipes envolvidas no processo. Nosso compromisso é continuar ampliando o acesso e fortalecendo a cultura da doação”, afirmou.

Com esta última doação, a Paraíba soma 224 transplantes realizados em 2025. Ainda aguardam na lista de espera 819 pessoas, sendo 586 por córneas, 198 por rins, 33 por fígado e dois por coração.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.