
12/11/2025 às 09:30
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap-PB) e da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), reforça o alerta sobre a importância da atualização cadastral dos rebanhos. O cadastramento é obrigatório para criadores de bovinos, bubalinos, equídeos, suínos, caprinos, ovinos e aves e será encerrado no dia 19 de dezembro.
Nesta semana, foi realizada palestra na cidade de Santa Teresinha, no Sertão, promovida pela Defesa Sanitária da Sedap e Empaer, com a participação de 153 criadores do município, visando sensibilizar para a necessidade de continuar com a atualização cadastral e declaração de rebanhos dos animais e, assim, permitir que a Paraíba mantenha o título de “Área Livre da Aftosa Sem Vacinação”.
Organizado pela gerência operacional de Santa Terezinha, tendo à frente o extensionista Marconi Palmeira e acompanhamento do gerente regional da Empaer em Patos, Francisco Acácio, com o apoio técnico de Adeilson Leite e dos estagiários da Defesa Agropecuária, o evento contou de palestra sobre os cuidados e orientações para o controle da Febre Aftosa, Brucelose e a Raiva ministrada pela médica veterinária Nuhara Agra, fiscal da Defesa Agropecuária,
Segundo Nuhara, o foco do evento foi o chamamento dos produtores para realizar a atualização cadastral obrigatória, ressaltando sua importância para manutenção do “status do estado de livre sem vacinação da febre aftosa”.
O evento também serviu para informar sobre as doenças da brucelose, tuberculose e raiva que são Zoonoses e causam preocupação. A médica veterinária ainda ressaltou que as doenças causam perdas, prejudicam a reprodução dos animais e posteriormente afeta a produção de leite.
“Existe uma maneira muito simples de evitá-la, que se dá através da vacinação das bezerras da faixa etária de 3 a 8 meses de idade. Esta vacina é obrigatória ao produtor, caso contrário, este terá o seu cadastro bloqueado na Defesa Agropecuária quando não a realiza”, disse.
Rebanho - Segundo dados estatísticos da Defesa Sanitária da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, o rebanho estimado da Paraíba é de 1.412.480 animais bovinos, 812.227 ovinos, 796.000 caprinos, 276.377 suínos, 73.274 equinos e 13,2 milhões de aves.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera