Sousa/PB -
Programação

Governo da Paraíba apresenta ações nas áreas de ciência e robótica na 22ª SNCT, em João Pessoa

Na 22ª SNCT, as ações da Secties podem ser conhecidas num estande montado em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB).

Da Redação Repórter PB

31/10/2025 às 16:30

Ads 970x250
Imagem Circuito Game Dev Quest

Circuito Game Dev Quest ‧ Foto: Ravi Pacheco

Tamanho da Fonte

As ações do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties), como o Programa Celso Furtado e o Circuito Game Dev Quest, poderão ser conhecidas de perto na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre até este sábado (1º), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. Com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, a Semana ocorre dentro da programação do Orgulho Nerd, evento de cultura pop e geek de João Pessoa.

Na 22ª SNCT, as ações da Secties podem ser conhecidas num estande montado em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB). Essa é uma iniciativa que aproxima a sociedade civil das políticas públicas vigentes na Secretaria. “A presença da Secties na SNCT vem trazer a popularização da ciência para a comunidade, não só acadêmica, mas todo mundo que vem prestigiar o evento”, afirmou Gabriela Brito, gerente operacional de Popularização da Ciência da Secties.

Ano passado, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de João Pessoa ocorreu durante a HQPB, outro evento de cultura geek e nerd do calendário da capital paraibana. Para Gabriela, estar nesses espaços e dialogar com o público mais jovem é fundamental. “É a propagação de resultados que são feitos dentro de laboratórios, dentro das universidades, para as pessoas que gostam desses eventos nerds, geeks, para todo mundo se informar e se conscientizar de todo o processo científico”, disse a gerente operacional de Popularização da Ciência.

Além da ativação com o estande principal, a Secties também consolida sua presença por meio da Mostra de Robótica, com estudantes dos níveis fundamental, médio e superior, incluindo alunos do projeto Limite do Visível. “A nossa expectativa está bem alta, nós temos aqui projetos inovadores, os alunos trabalharam durante meses para essa mostra nas escolas, na UEPB, etc. Esses estudantes estão aqui exibindo esses projetos ao público e mostrando esse trabalho inovador que tem acontecido na Robótica em todo Estado da Paraíba”, ressaltou Fagner Ribeiro, coordenador de Robótica da Secties.

A programação da SNCT e do Orgulho Nerd se estende até este sábado, dia 1º de novembro, das 13h até às 20h. Além da iniciativa da Secties, no evento é possível encontrar lojas de artigos geek, artesanato, atividades como karaokê, jogos de tabuleiro, hackathon, desfile de cosplay, dubladores e muito mais.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.