17/09/2025 às 16:20
O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB) está realizando nesta semana uma ação de fiscalização especial intitulada: Operação Abastecimento Seguro. A ação faz parte de uma campanha nacional do Inmetro, com o objetivo de identificar e combater irregularidades que comprometem o direito do consumidor e a livre concorrência no setor de combustíveis.
Na Paraíba, a Operação Especial Abastecimento Seguro teve início na segunda-feira (15), pela Grande João Pessoa, e segue pelas demais regiões até esta sexta-feira (19), quando mais de 50 postos de combustíveis terão sido fiscalizados pelos agentes do Imeq-PB.
Durante a ação, os fiscais do Instituto estão conferindo, além da vazão e qualidade do combustível que é dispensado pelas bombas; se os produtos oferecidos ao consumidor estão dentro das especificações de qualidade e quantidade certificadas pelo Inmetro, a exemplo dos dispensers de gás natural veicular (GNV), extintores de incêndio e a oferta de ARLA 32 – agente redutor utilizado em motores a diesel equipados com a tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva) para diminuir a emissão de poluentes, especialmente o óxido de nitrogênio (NOx).
De acordo com o superintendente do Imeq-PB, Arthur Galdino, os consumidores também podem colaborar com essa operação, que visa sobretudo assegurar a confiabilidade das medições, por meio da formalização de denúncias sobre possíveis irregularidades. Para isso, basta entrar em contato com a Ouvidoria do Imeq-PB pelo telefone 0800 281 7411 ou pelo e-mail [email protected]. "A participação da sociedade é muito importante para o sucesso do nosso trabalho. Denuncie!", convocou o gestor.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera