Sousa/PB -
Edição histórica

Wilson Filho destaca crescimento do programa Primeira Chance na Paraíba

O número de estudantes inscritos nesta edição chegou a 7.230 — um crescimento de 25,32% em relação a 2024, que contou com 5.769 inscrições.

Da Redação Repórter PB

06/08/2025 às 14:00

Imagem Programa Primeira Chance na Paraíba

Programa Primeira Chance na Paraíba ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A edição 2025 do programa Primeira Chance se consolidou como a melhor já realizada na Paraíba. Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), sob a liderança do secretário Wilson Filho, o programa de estágio do Governo do Estado alcançou recordes de participação e trouxe avanços inéditos na valorização da educação técnica e profissional da Paraíba. Nesta quarta-feira (06), ao lado do vice-governador Lucas Ribeiro, o secretário recepcionou os 30 estagiários que vão atuar na SEE.

O número de estudantes inscritos nesta edição chegou a 7.230 — um crescimento de 25,32% em relação a 2024, que contou com 5.769 inscrições. Desses, 5.836 já foram contemplados com estágio, número 25,63% maior que o registrado na edição anterior, que contou com 4.340. A quantidade de instituições parceiras também aumentou: são 1.808 concedentes este ano, o que representa um salto de 31,21% em relação a 2024, que teve 1.378 empresas. Os dados confirmam que esta é, efetivamente, a maior edição do programa desde sua criação.

Além dos números expressivos, o Primeira Chance 2025 também será lembrado pela qualidade e pelo cuidado com os estudantes. Pela primeira vez, o programa conta com parceria com o Banco do Brasil, que facilitou a abertura de contas e está responsável pelo repasse do pagamento aos estagiários. Os coordenadores regionais ficarão encarregados de explicar aos alunos o processo de movimentação das contas já abertas pelo banco.

“Na Paraíba o Governo do Estado, sob o comando do governador João Azevêdo, acredita e investe em educação. Já servimos de modelo para a educação pública do país com diversas iniciativas, como o Primeira Chance. Estamos oferecendo a primeira oportunidade no mercado de trabalho aos nossos estudantes do Ensino Técnico e vamos além disso. Custeamos integralmente a bolsa, o auxílio transporte e acompanhamos essa fase essencial para suas formações, uma vez que quando eles se formarem ao final do ano, já teriam em seus currículos essa experiência transformadora e que será um diferencial quando procurarem uma oportunidade de trabalho”, destacou o secretário Wilson Filho.

Outras novidades fortalecem o compromisso com a permanência e a proteção dos estudantes. O programa passou a oferecer auxílio-transporte para todos que necessitam, ampliando o acesso às oportunidades e diminuindo as barreiras geográficas. Outro avanço significativo é a abertura e o fortalecimento das vagas no setor público, ampliando o leque de experiências e áreas de atuação dos estagiários.

Sobre o programa - O Primeira Chance contempla estudantes com 16 anos completos, que estiveram matriculados no curso técnico desde a 1ª série do Ensino Médio ou que obtiveram aproveitamento de estudos conforme as Diretrizes Curriculares de 2025 da Rede Estadual. Os estágios são custeados pelo Governo do Estado, possuem duração de seis meses, com bolsa mensal de R$500 e auxílio-transporte.

“O Primeira Chance já é reconhecido como a melhor política pública voltada à educação técnica e profissional no Brasil. E agora, com mais estudantes, mais empresas parceiras e mais garantias para os nossos jovens, damos um passo histórico. A Secretaria também abraça parte desses jovens. No total são 30 espalhados em vários setores e que a partir de agora vão poder conhecer mais sobre o serviço público e a execução de políticas públicas de educação no estado”, reiterou Wilson Filho.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.