Sousa/PB -
Em Brasília

Jutay discute no Congresso modificação em Medida Provisória que prejudica pescadores artesanais

A proposta de supressão do Artigo se fundamenta na necessidade de proteger os direitos sociais e econômicos dos pescadores artesanais.

Da Redação Repórter PB

18/06/2025 às 15:00

Imagem Jutay Meneses (Republicanos) em reunião em Brasília

Jutay Meneses (Republicanos) em reunião em Brasília ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) se reuniu, em Brasília, com o relator da Medida Provisória nº 1303/2025, deputado Carlos Zarattini, para discutir e propor a retirada do Artigo 71 do texto. O encontro foi articulado pelo deputado e presidente da Câmara Hugo Motta. A proposta de supressão do Artigo se fundamenta na necessidade de proteger os direitos sociais e econômicos dos pescadores artesanais.

“Também estivemos em diálogo com diversos deputados, buscando apoio para a retirada do Art. 71 da MP 1.303, que representa uma ameaça à atividade pesqueira e aos profissionais do setor. O deputado Carlos Zarattini, relator da medida provisória, se mostrou bastante atento e solícito à causa dos pescadores. Seguimos firmes e vigilantes, trabalhando para garantir os direitos de quem vive da pesca”, destacou Jutay Meneses.

O ponto mais crítico da proposta está contida no Art. 71 que altera as regras para homologação do Seguro-Defeso, benefício de milhares trabalhadores durante o período de reprodução de pescados. Segundo Jutay Meneses, as novas exigências impostas podem impedir que inúmeros pescadores recebam o benefício, além de fragilizar diretamente as entidades que historicamente atuam na defesa da categoria.

O deputado também foi até o Ministério da Pesca, onde tratou do mesmo tema, pedindo apoio para a retirada da medida provisória. “Essa medida é abusiva e não vamos nos calar. Vamos unir forças e trabalhar para derrubar essa MP e proteger quem vive da pesca”, garantiu.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.