Sousa/PB -
Evento

Governo da Paraíba apresenta potencial do turismo sênior durante Fórum de Turismo 60+ em São Paulo

O crescimento da população acima dos 60 anos no Brasil também reforça a importância de adaptar os produtos e serviços do setor turístico.

Da Redação Repórter PB

27/05/2025 às 09:45

Imagem Fórum de Turismo 60+, em São Paulo

Fórum de Turismo 60+, em São Paulo ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A Paraíba marcou presença, nessa segunda-feira (26), em São Paulo, no Fórum de Turismo 60+, onde promoveu uma capacitação direcionada a 400 agentes de viagens e operadores especializados nesse segmento. O evento teve como foco um dos públicos que mais cresce no setor turístico brasileiro: pessoas com mais de 60 anos, que possuem maior disponibilidade para viajar, bom poder aquisitivo e preferência por destinos seguros, confortáveis e ricos em experiências.

A ação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), apresentou as potencialidades do estado para atender a esse perfil de viajante.

Segundo o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, a Paraíba reúne atributos cada vez mais valorizados por esse público. “Além do desejo de explorar novos destinos, essas pessoas costumam viajar fora da alta temporada, priorizam lugares bem estruturados e seguros, e tendem a retornar a destinos onde se sentem acolhidas. Com foco na inclusão e em experiências personalizadas, a Paraíba se destaca como uma opção acessível, tranquila e acolhedora, oferecendo roteiros diversificados e acessíveis. Capacitar os profissionais do setor é fundamental para atrair esse público, que muitas vezes já conhece o nosso estado e retorna, inclusive para residir aqui”, ressalta.

Dados do Ministério dos Portos e Aeroportos mostram, por exemplo, que a capital da Paraíba, João Pessoa tem se consolidado como uma escolha frequente entre aposentados que participam do programa Voa Brasil, reforçando a afinidade do destino com esse segmento.

O crescimento da população acima dos 60 anos no Brasil também reforça a importância de adaptar os produtos e serviços do setor turístico. De acordo com o IBGE, até 2030, o número de pessoas com 60 anos ou mais superará o de crianças, somando mais de 41 milhões de brasileiros, cerca de 25% da população.

Para a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, o fórum representa uma oportunidade estratégica de diálogo com profissionais que atuam diretamente na venda de pacotes turísticos. “Esses especialistas conhecem bem as expectativas do público da terceira idade. É um perfil exigente, mas extremamente fiel quando encontra qualidade e hospitalidade”, destaca.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.