Sousa/PB -
Evento

Abril Verde: Profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho participam de Seminário na FIEP

Evento realizado pelo SESI encerrou programação voltada a prevenção de acidentes e doenças no trabalho.

Da Redação Repórter PB

27/04/2023 às 07:25

Imagem Conscientização para estudantes, trabalhadores e a sociedade em geral, através de palestras educativas

Conscientização para estudantes, trabalhadores e a sociedade em geral, através de palestras educativas ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

Durante todo o mês de abril, o SESI Paraíba levou conscientização para estudantes, trabalhadores e a sociedade em geral, através de palestras educativas que integraram a programação do Abril Verde realizada pela instituição nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa. E na noite desta quarta-feira, 26/04, foi realizada a culminância da Campanha, o SESI reuniu no auditório da FIEP, em Campina Grande, especialistas da área de Saúde e Segurança do Trabalho -  SST durante o Seminário Abril Verde que abordou sobre o tema “ Saúde e Segurança - Contribuindo para o Bem-Estar dos Trabalhadores”.

A programação foi aberta pela superintendente do SESI PB, Geisa Brito, que ressaltou o compromisso da instituição com a prevenção.  “O papel do SESI é exatamente fazer essa conscientização prevencionista para apoiar os profissionais da área de SST, além de prestar assessoria para as empresas, buscando oferecer uma qualidade de vida melhor para o trabalhador, para que ele tenha mais atenção com a sua saúde, e um ambiente de trabalho seguro, porque com isso elevamos a produtividade nas empresas e na indústria de uma forma geral”, ressaltou.

O seminário reuniu no centro das discussões prevencionistas, o médico do trabalho e auditor fiscal do trabalho, Dr. Ribamar Gomes, O pós-doutor, engenheiro de ST e auditor fiscal da Receita Federal, Dr. Paulo Rogério de Oliveira e o mestre em Engenharia de Produção, engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, perito judicial e escritor, Edvaldo Nunes que abordaram sobre o tema central para uma plateia de estudantes e profissionais das mais diversas áreas.

“É fundamental esse evento realizado pelo SESI, uma vez que esse mês que tem a cor verde por conta do Dia Mundial da Saúde, e também em Homenagem ao acidentado tem que entrar na pauta da conscientização, e o Sistema S, através do SESI é sempre muito parceiro não podia ficar de fora”, afirmou o médico Ribamar Gomes.

Durante apresentação, ele destacou a importância da conscientização para evitar acidentes.

“Conscientizar e prevenir é fundamental, porque o acidente é a falência desse processo, que exige empenho de toda a sociedade, do próprio trabalhador, da empresa, dos órgãos de proteção e fiscalização, como o próprio ministério do trabalho, o CREA, o MP, ou seja, é um processo contínuo que ganha força neste mês de abril”, finalizou.

Já o auditor fiscal da Receita Federal, Paulo Rogério de Oliveira chamou a atenção para a importância de uma mudança de cultura.

“As empresas não percebem a saúde do trabalhador como valor agregado, e por conta disso ocorrem vários problemas, como os acidentes no ambiente laboral, e daí a importância das empresas terem um estado que compareça de forma a produzir um resultante positivo, e só então o empregador vai poder enxergar o trabalhador como valor agregado. Eu como auditor fiscal da Receita Federal, digo que estamos introduzindo elementos tributários que dão esse ar de valor agregado, como por exemplo, se você adoece menos, você paga menos tributos, ou seja, você passa a ter uma preocupação efetiva com resultados, não apenas cumprir normas trabalhistas. Por isso o estado precisa comparecer com elementos de estímulos efetivos econômicos tributários para que efetivamente consigamos reduzir os acidentes de trabalho, e ai ganha todo mundo, o estado que vai pagar menos aposentadorias, tem menos cirurgias no SUS, reabilitação, e isso vai gerar um aumento da produtividade do país como um todo”, explicou Paulo Rogério.

Já o engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, Edvaldo Nunes falou da necessidade de se mudar comportamentos para ter um ambiente de trabalho seguro, e destacou os avanços alcançados.

“Segurança do trabalho passa eminentemente por mudança de comportamento, no sentido amplo, da direção da empresa, da gerencia, dos supervisores, dos trabalhadores, da sociedade de uma forma geral, e o mês de abril veio a calhar para colaborar com essa conscientização, e o SESI é forte porque trabalha com o Social, e com a indústria, então a instituição não poderia ficar de fora da campanha Abril Verde. Hoje estamos trocando ideia no sentido de avançar na questão prevencionista, que ainda choca pelo alarmante número de acidentes, que ainda ocorrem, e isso é resultado de um somatório, que envolve trabalhadores negligentes, empregador que entende a segurança como custo, enfim, precisamos avançar ainda mais para mudar essa realidade”, concluiu.

A campanha Abril Verde foi criada com objetivo de conscientizar a população sobre os riscos dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais e suas formas de prevenção. É neste mês, no dia 28 de abril, que a OIT (Organização Internacional do Trabalho) instituiu, em 2003, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.